Pular para o conteúdo principal

Evento da PBH encerra com festa a campanha de combate à violência contra idosos
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Evento da PBH encerra com festa a campanha de combate à violência contra idosos

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman participou nesta quarta-feira (28) do encerramento da campanha municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, conhecida como Junho Violeta, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI). O evento foi marcado por muita música, dança e exposição de pinturas e trabalhos realizados pelos frequentadores do CRPI. 


A campanha foi lançada no último dia 15, e faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra idosos, data reconhecida desde 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra idosos.
 

O prefeito destacou a importância dos idosos na sociedade e ressaltou a necessidade de que eles ocupem lugar central nas famílias.  “Lamentalvelmente, temos situações de risco em que essas pessoas acabam sofrendo violência. Nosso objetivo é alertar todo mundo o seguinte: olha, se mexer com idoso vai ter problema. A polícia vai estar junto, a Guarda Municipal vai estar junto, a sociedade vai estar junto”, disse. 

 

Durante todo o mês de junho, o município realizou uma série de atividades com o intuito de conscientizar a sociedade sobre as formas de violência mais comuns, além das possibilidades de denúncia e proteção dos idosos.

 

O Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) é um equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte que oferece programas, serviços e ações com foco na promoção e defesa dos direitos dos dosos. Criado em 2009 por meio do Decreto-Lei 13.595, está vinculado à Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI) e busca favorecer condições para o envelhecimento com autonomia, independência e dignidade.

 

 O espaço tem 18 mil m² e conta com quadra coberta para atividades esportivas e eventos, área externa e salas de multiuso. Atende pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Belo Horizonte. Neste ano, mais de 4 mil pessoas já passaram pelo CRPI em atividades de arte, cultura, esporte, lazer, tecnologia e promoção da cidadania.

 

Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa

 

A Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), vinculada à Subsecretaria de Direito e Cidadania (SUDC), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), é a responsável pela Política Municipal do Idoso, elaborando e coordenando as diretrizes de políticas públicas municipais para esse público. A DPEI ainda acompanha os grupos de convivência de pessoas idosas na cidade: hoje são aproximadamente 100 deles nas nove regionais, sendo que 28 têm parceria direta com apoio financeiro e técnico, atendendo diretamente mais de 2.500 pessoas nessas parcerias.