Pular para o conteúdo principal

Time de futebol de salão feminino. Cinco meninos e o técnico de pé, três meninos ajoelhados, posam para a foto.
Foto: Andrea Moreira

Estudantes de escolas municipais participam de torneio de futsal na Pampulha

criado em - atualizado em

Aproximadamente 400 estudantes das 14 escolas municipais localizadas na região da Pampulha participaram do 1º Torneio de Futsal do 3º Ciclo das Escolas Integradas Pampulha. O torneio aconteceu no dia 28 de maio, na quadra da Escola Municipal Professora Alice Nacif, localizada na rua Expedicionário Paulo de Souza, 721, bairro Confisco.


O objetivo do torneio é promover o encontro e a socialização dos adolescentes do 3º ciclo das escolas municipais da região da Pampulha. “A proposta é influenciar de forma positiva os estudantes jovens, por meio do futsal, como um instrumento de interação social, promovendo o desenvolvimento saudável da mente e do corpo”, explicou a referência da Educação Integrada na Pampulha, Maria Eunice Dantas.


Participaram do evento 14 times por turno, sendo sete masculinos e sete femininos. Os campeões do turno da manhã foram as equipes das escolas municipais Carmelita Carvalho Garcia, no futsal masculino, e Dom Orione, no feminino. À tarde, venceram as equipes da Escola Municipal Professor Amílcar Martins, no futsal masculino e feminino. As escolas vencedoras serão premiadas com troféus durante o Festival Esportivo das Escolas Integradas Pampulha, que será realizado em setembro.


A equipe feminina da Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto venceu a equipe adversária por 7x0. A estudante Isadora Rocha, 14 anos, avaliou a importância da participação feminina em um esporte tradicionalmente masculino. “O futebol feminino é muito desvalorizado no Brasil. É importante participar e mostrar que as mulheres são capazes”, disse. “Quando se fala em futebol, logo se pensa em meninos, mas a gente também sabe jogar”, avaliou a também estudante Thayná Ricardo, 14 anos.


Alessandra Luísa Teixeira, da Diretoria Regional de Educação Pampulha, ressaltou a importância do esporte no desenvolvimento integral dos estudantes. “Além de ser prazerosa, a atividade esportiva garante saúde para o corpo e para a mente e nos ensina a importância das regras para a convivência harmônica”, considerou.

 

Meninas do time de futsal posam para foto