Pular para o conteúdo principal

Crianças realizam uma Cantata
Foto: Amira Hissa

Estudantes fazem Cantata de Natal para comemorar os 122 anos de BH

criado em - atualizado em

Entre as ações de comemoração do aniversário da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte promove, nesta quinta, dia 12, e sexta-feira, dia 13, a Cantata de Natal, no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro. Resultado do processo de formação musical nas escolas municipais, a Cantata é feita por estudantes do ensino fundamental, dentro do programa Escola Integrada, e propicia momentos únicos de encontro, qualificação técnica e valorização do trabalho artístico-pedagógico desenvolvido nas instituições.

No dia 12, às 9h, a apresentação será feita pelo coral da Escola Municipal José Maria Alkmim, e às 14h, pelo coral da Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda. No dia 13, às 9h, a Cantata de Natal será apresentada pelos estudantes da Escola Municipal Maria das Neves.

Os corais das escolas municipais ainda presenteiam a cidade com outras Cantatas, como de Inverno e de Primavera. Neste ano, a Cantata de Natal inspirará quem chega e quem parte, transformando a Rodoviária, um lugar de encontros, despedidas e reencontros, em um espaço de arte, emoção e alegria. Nos passos largos e apressados de quem está atrasado, ou na calma de quem chegou cedo e precisa esperar, o Terminal vê pulsar vida, nascer sonhos e novas histórias.

“Não há lugar melhor para levar ao público, que por lá circula, a alegria e o encanto do Natal, representados pelas vozes infantis dos estudantes das escolas municipais”, explica a gerente de Integração da Escola Aberta, Marcelle Azzi. Segundo ela, a Cantata de Natal surgiu em dezembro de 2012, quando a Secretaria reuniu os diversos corais das escolas para uma apresentação coletiva para marcar o fim das atividades letivas. “A alegria dos estudantes, o orgulho dos educadores e a satisfação do público confirmaram o sucesso da iniciativa, que passou a compor o calendário de ações da Secretaria”, ressalta.