Pular para o conteúdo principal

Estudante de BH conquista duas medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2022.
Foto: Divulgação PBH

Estudante de BH conquista duas medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2022.

criado em - atualizado em

A estudante da rede municipal de belo Horizonte Vitória Miranda Anatólio conquistou duas medalhas de ouro, na categoria individual e duplas, nos jogos de tênis das Paralimpíadas Escolares 2022, em São Paulo, disputada na última semana. Vitória tem 15 anos e é aluna do 9º ano, na Escola Municipal Dr. Júlio Soares, no bairro Granja de Freitas, Leste da capital.

 

Ela conta que aos 8 anos começou a jogar tênis, mas parou por um tempo e com 13 voltou a treinar pela Instituição Butija Social Esporte & Cultura. De lá pra cá vem acumulando medalhas. Foi campeã em uma disputa na Colômbia e ficou em 8º lugar em outra competição, disputada em Portugal. Com o ouro em São Paulo, Vitória foi convocada para participar do Masters Cup Juvenil de Tênis em Cadeira de Rodas, na França, que reúne as quatro melhores tenistas do mundo na modalidade.

 

“Estou muito feliz com meus resultados na minha primeira Paraolimpíada Escolar podendo trazer a medalha de ouro para Minas Gerais. A felicidade é tão grande que ainda não caiu a ficha que eu foi convocada pra ir à França disputar o meu primeiro campeonato Master de Júnior, e tudo isso não seria possível se não fosse a Butija, o apoio da minha família e os amigos ao meu lado. Sou muito grata a todos”, disse Vitória.

 

Emocionada, a tenista, que nasceu em Belo Horizonte e desde pequenininha estuda na Escola Municipal Dr. Júlio Soares, manda uma mensagem para incentivar os jovens a não desistirem dos sonhos. “Tudo nessa vida é possível, basta a gente acreditar, mesmo que tenhamos vários obstáculos, mas nenhum deles pode ser maior do que seu sonho, e é só correr atrás dos seus objetivos e se esforçar muito”, finaliza Vitória que estará na França, entre os dias 26 e 29 de Janeiro próximo, para o Campeonato Master Junior, disputando com as quatro melhores para-atletas do mundo.

 

A edição 2022 da Paralimpíadas Escolar em São Paulo, reuniu 1.300 atletas de 25 estados e do Distrito Federal que disputaram os jogos em 14 modalidades:  Badminton; atletismo; basquete em cadeira de rodas; bocha; futebol PC, para atletas com paralisia cerebral; futebol para Cegos; goalball; judô; natação; tae-kwon-do; tênis de mesa; tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.