Pular para o conteúdo principal

Estudante da rede municipal é selecionada para o atletismo do Cruzeiro
Divulgação/PBH

Estudante da rede municipal é selecionada para o atletismo do Cruzeiro

criado em - atualizado em

A estudante Lívia de Jesus, do 9º ano da Escola Municipal João Camilo de Oliveira Torres, na região Nordeste, foi selecionada para a equipe de atletismo do Cruzeiro Esporte Clube, após o talento dela ter sido reconhecido em competições da rede municipal de ensino de Belo Horizonte.

As habilidades esportivas da menina de 15 anos foram notadas inicialmente pelo monitor do Programa Escola Integrada, Urias Magno, que percebeu a agilidade dela durante as partidas de futebol. A partir do incentivo do monitor, ela começou a participar de competições esportivas promovidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED),  como os Jogos da Primavera e os Jogos Estudantis de Belo Horizonte (JEBH). Lívia de Jesus conquistou medalhas nas competições, incluindo um bronze recente no atletismo do Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH).

Aprovação

Ao perceber o talento de Lívia, o monitor entrou em contato com o clube, resultando em um teste avulso na semana seguinte, que contou com corridas rápidas e saltos na areia. Durante a prova, a estudante ficou ansiosa, mas disse que gostou do desafio e recebeu uma notícia boa ao final. “O avaliador falou que eu tinha potencial de atleta, que conseguia ver a minha dedicação e disse: ‘você agora é atleta do Cruzeiro de atletismo'”.

Conquista

Lívia de Jesus tem conselhos para quem deseja ser profissional do esporte. “Só dedica. Dedicação é tudo. Se a pessoa vê que você é dedicada, você passa”. Para o monitor, a conquista da estudante é muito importante para escola, porque incentiva outros estudantes a treinarem e vislumbrarem um futuro por meio do esporte. Segundo ele, “alguns estudantes vieram parabenizá-la e já falaram que também querem estar no Cruzeiro”.

Programa de Incentivo ao Estudante Atleta

O talento da estudante foi identificado e incentivado dentro da escola, por meio do Programa de Incentivo ao Estudante Atleta. A iniciativa, instituída pela lei 12.011/2026, busca garantir a permanência de estudantes da rede municipal no esporte, através de auxílio financeiros mensais,  alimentação, uniformes e equipamentos completos.

A diretora de articulação de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria Municipal de Educação, Ludmila Teixeira de Paula, celebra a convocação da estudante, afirmando que a conquista reafirma o potencial transformador do esporte na vida dos jovens, e da escola nesse processo. A lei, segundo ela, amplia essa potência. “Mais do que fomentar novos talentos esportivos, a iniciativa fortalece a cidadania, amplia oportunidades e assegura aos nossos estudantes o direito de sonhar e construir um futuro promissor por meio do esporte e da educação”, disse.