Pular para o conteúdo principal

Estações de Bicicletas 100% elétricas entram em operação em Belo Horizonte
Foto: Arte/Divulgação

Estações de Bicicletas 100% elétricas entram em operação em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura de Belo Horizonte inaugura, nesta sexta-feira (22), as 10 primeiras estações de bicicletas elétricas compartilhadas – estrategicamente distribuídas pelo centro da cidade, oferecendo à população uma opção de transporte limpo, eficiente e acessível. Até o final do ano serão 50 estações com 550 bicicletas.

 

As bicicletas elétricas utilizam o sistema de pedal assistido, onde o impulso é gerado pela pedalada, acionando o motor. Além disso, contam com avançados dispositivos de segurança, incluindo um sistema de iluminação intermitente e um laser que projeta no chão uma delimitação do espaço da bicicleta.

 

Esses recursos auxiliam os motoristas a identificarem melhor os ciclistas e a manter uma distância segura entre o veículo e a bicicleta, tornando a pedalada noturna mais segura. As bicicletas elétricas são particularmente adequadas ao relevo acidentado de Belo Horizonte, conhecida por seus morros e ruas íngremes.

 

Para utilizar as bicicletas, basta baixar o aplicativo Tembici, realizar um cadastro, selecionar Belo Horizonte como a cidade de operação, adquirir um plano e desbloquear a bicicleta por meio de um QR Code. Após a utilização, a bicicleta deve ser devolvida em uma das estações disponíveis.

 

As dez estações que entram em operação nesta sexta-feira fazem parte das ações do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o "Centro de Todo Mundo". Este programa engloba não apenas a implantação das bicicletas compartilhadas, mas também projetos para a criação de novas ciclovias, bem como a reforma e manutenção daquelas já existentes.

 

CONFIRA AQUI O LOCAL DAS ESTAÇÕES

 

Transporte alternativo

 

A implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa destinada a aumentar o uso das bicicletas como meio de transporte. As 50 estações que serão implantadas até o final do ano vão se juntar às 24 estações de compartilhamento e 200 bicicletas convencionais, já existentes, localizadas na orla da Pampulha e na região centro-sul de Belo Horizonte.

 

A disponibilização das bicicletas elétricas é resultado de um processo de chamamento público conduzido pela Prefeitura de Belo Horizonte para credenciar empresas responsáveis pela implantação, instalação, manutenção e operação do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas.

 

A Tembici, empresa com diversos projetos de micro mobilidade na América Latina, apresentou proposta abrangendo a área central de Belo Horizonte e a região da Pampulha. A empresa já opera estações de bicicletas compartilhadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Buenos Aires, Santiago e Bogotá.