Pular para o conteúdo principal

Rotativo Digital
Foto: Arte PBH

Estacionamento rotativo liberado durante o Carnaval de Belo Horizonte 2020

criado em - atualizado em

 

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro – domingo a terça-feira de Carnaval – todas as áreas de Belo Horizonte, regulamentadas com o Estacionamento Rotativo Digital serão liberadas, 24 horas, para estacionamento sem a necessidade de utilização de crédito eletrônico ou mesmo a folha de talão, para quem ainda utiliza o sistema impresso. No dia 26 (quarta-feira de Cinzas), o Rotativo estará também liberado, no período das 8h às 12h (meio-dia).

 

A Portaria BHTrans DSV 003/2020, que autoriza a liberação, foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município (DOM).

 


Estacionamento Rotativo

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.631 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 106.079 oportunidades de estacionamento em 876 quarteirões da capital.

 

Em junho de 2018 foi lançado o Estacionamento Rotativo Digital. Com o aplicativo no celular o motorista pode comprar créditos para usar as vagas de estacionamento rotativo da capital. O crédito do Rotativo Digital custa R$ 4,40 e é válido para utilização em quaisquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Vale lembrar que quem ainda possui a folha de talão, do sistema anterior, ainda pode utilizá-la.

 


Como funciona

Os aplicativos credenciados para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para Android e iOS. Acesse este site e baixe o seu favorito nas lojas virtuais. Cadastre a placa do seu carro e escolha quantos créditos quer comprar e a forma de pagamento. Pode ser cartão de crédito, débito ou boleto.  Depois, é só ativar o rotativo quando estacionar e ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação.

 

O valor do crédito é o mesmo valor da folha do rotativo – R$ 4,40 - e vale pelo mesmo tempo. Nos aplicativos é possível cadastrar quantas placas de veículos desejar, mas só duas placas poderão ser ativadas num mesmo momento. Todos os usuários terão 30 minutos de bônus por cada crédito adquirido, como na folha de papel de estacionamento.

 


Postos de Venda

Quem está sem celular, ou não deseja utilizá-lo para comprar crédito, pode fazer a compra e acionar os créditos eletrônicos em um posto de venda mais próximo. Pode ser em uma banca de jornal, uma lanchonete, uma livraria, ou qualquer ponto credenciado, identificado com o selo do Rotativo Digital. O motorista compra e aciona o crédito informando a placa do veículo. É fundamental ficar atento ao tempo de permanência indicado na placa de regulamentação.

 

Em janeiro/20, o Sistema de Rotativo Digital já conta com 900 postos fixos de venda em todas as regionais da cidade.

 


Histórico

O Estacionamento Rotativo pago foi criado em Belo Horizonte pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do Estacionamento Rotativo.

 

Até 2018, foi utilizado o sistema impresso, em que o usuário marcava na folha de papel os dados do veículo e de horários. E a partir de junho/18, com o lançamento do sistema digital, os motoristas passaram a usar o novo formato.

 

O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar as vagas de estacionamento para veículos. O sistema é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis, aumentando a oferta nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionar, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito. A proposta do Rotativo é multiplicar a utilização das vagas para veículos.


 
A receita líquida do Estacionamento Rotativo é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.



O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h (em alguns locais o uso do crédito ou da folha é liberado aos sábados). Aos domingos e feriados as vagas de rotativo na cidade ficam liberadas.

 


Números do Rotativo Digital – Janeiro/2020

Já são 564.559 usuários do Rotativo Digital até o final de janeiro de 2020. Esses usuários fizeram 7.710.842 aquisições de créditos eletrônicos e realizaram 7.114.051 ativações para o uso na vaga do Rotativo.

 

O sistema já conta com 14 empresas de aplicativos e 4 de postos físicos de venda de créditos, para aqueles que não fazem uso de smartphones.