Pular para o conteúdo principal

Placa de Estacionamento Rotativo em poste no cruzamento de duas ruas.
Foto: Divino Advíncula/PBH

Estacionamento rotativo é liberado durante o Carnaval 2018

criado em - atualizado em

Nos dias 3/2 (Sábado de pré-Carnaval), 10/2 (Sábado de Carnaval), 12/2 (2ª feira de Carnaval) e 13/2 (3ª feira de Carnaval) as áreas de Estacionamento Rotativo serão liberadas para estacionamento sem a necessidade de utilização do talão. Como já acontece habitualmente, aos domingos (4/2 e 11/2) não é necessário o uso do talão. A Portaria BHTrans DSV 001/2018, que autorizou a liberação nos dias 3, 4 e de 10 a 13/2, foi publicada na edição do dia 19/1 do Diário Oficial do Município.  

 

Estacionamento Rotativo

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 22.236 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 103.439 oportunidades de estacionamento em 865 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 4,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 490 postos de venda credenciados da capital.

 

O Estacionamento Rotativo tem por objetivo aumentar a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribuindo para o aumento da fluidez do trânsito. O Rotativo permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas com grande demanda, como a Região Hospitalar, Hipercentro, Savassi e Barro Preto, atendendo, assim, às necessidades da cidade.

 

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha é liberado aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso do talão do rotativo.