Pular para o conteúdo principal

Imagem interna da estação Move Ouro Minas
Foto BHTrans/PBH

Estação Move Ouro Minas ganha nova travessia

criado em - atualizado em

A BHTrans inicia na sexta-feira, dia 11 de agosto, a partir 15h, a operação da nova travessia de pedestres para acesso à estação de transferência Municipal MOVE Ouro Minas, na Avenida Cristiano Machado. A nova travessia tem objetivo de ampliar as condições de segurança viária e diminuir o deslocamento dos pedestres com destino à estação.

 

Segurança

Equipes da BHTrans monitoram, 24 horas por dia, todas as estações do MOVE, presencialmente ou pelas câmeras do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). Verificou-se que diversos usuários da Estação Ouro Minas se arriscam descendo das plataformas pelas portas automáticas até a via (acionando o botão de abertura manual) e atravessam a Avenida Cristiano Machado (pista exclusiva e pista mista) entre ônibus e os demais veículos. O alto risco em que esses pedestres se colocam, pulando na via e atravessando-a de maneira não segura, sugere que o percurso dos usuários até o seu destino é muito longo utilizando a passarela existente no local.

 

Diante dessas situações de risco, a BHTrans vem disponibilizando dois vigilantes para a Estação Ouro Minas, um para cada módulo de embarque e desembarque, para conter o acionamento irregular do botão de abertura manual das portas automáticas. Ainda que tenha diminuído o número de ocorrências, alguns casos permanecem acontecendo e por isso foi implantada a nova travessia.
 

Deslocamento

Na Estação Ouro Minas embarcam em média 900 usuários por dia, atendendo diversos polos de demanda de usuários: bairros União, Ipiranga e Palmares, centros comerciais como Minas Shopping/Extra Hipermercados, Minascasa Shopping e o hotel Ouro Minas. Um morador do bairro União que usa essa estação tem um percurso de mais de 650 metros utilizando a passarela anexa ao Viaduto Henriqueta Lisboa. Com a nova travessia de pedestres, o percurso para atravessar, de um lado até o outro, todas as pistas da Avenida Cristiano Machado tem apenas 65 metros.

A passarela continua atendendo outros públicos, como os pedestres vindos da Avenida Bernardo Vasconcelos e usuários do ponto de ônibus abaixo do Viaduto Henriqueta Lisboa. A nova travessia e a passarela, juntas, reforçam a necessidade de priorizar os pedestres e disponibilizar todos os recursos possíveis para garantir a sua segurança.

 

 

Acessibilidade
A nova travessia recebeu obras para garantir a acessibilidade universal de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

 

Agentes da BHTrans vão monitorar a região da nova travessia e orientar os pedestres. 
 

Mapa nova travessia para Estação Move Ouro Minas