Pular para o conteúdo principal

Cantora segura tripé de microfone acima da cabeça durante apresentação.
Foto: Maíra Cabral

Espetáculo no Museu da Moda une música, poesia e movimento

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura apresenta nesta final de semana, no Museu da Moda de Belo Horizonte, o espetáculo “Risco”, da atriz e cantora Luísa Bahia, com co-direção de Ricardo Alves Jr. A ‘peça show’ é um solo teatral fortemente imagético, composto por músicas, poesia e movimento. As apresentações acontecem nos dias 7 e 8 de julho, sexta e sábado, às 20h. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas com uma hora de antecedência.

 

“Risco” conta a odisseia de Dora, uma mulher errante e solitária que tem alucinações sonoras e visuais. O espetáculo propõe ao público uma experiência sensorial e imagética, com uma narrativa múltipla e polifônica composta por canções de George Gershwin, Jaw Hawkings, Jorge Mautner, Paulinho da Viola, Céu, Mayra Andrade e da própria Luísa Bahia em parceria com Gabriel da Luz. “As músicas constituem elemento fundamental da dramaturgia e cada uma é responsável por trazer uma atmosfera diferente para a cena”, afirma Luísa.

 

Além das músicas a atriz é atravessada por elucubrações acústicas, como o insistente som de um violino, o desejado solo de sax, o baixo, o trompete e várias outras sonoridades. A espacialidade é grande protagonista, alimentada fortemente pelo projeto de iluminação. O figurino, do sapato à cor dos cabelos, traz elementos de um estrangeirismo, deslocamento e agressividade típicos do movimento punk. À narrativa marítima, local ficcional onde Dora encontra-se diante do mar, somam-se o tempo e o espaço performativos, nos quais a atriz dialoga diretamente com o público.

 

A peça show é baseada no texto de mesmo nome apresentado por Luísa Bahia na 3ª edição do Projeto Janela e Dramaturgia, em 2014, e publicado na Coletânea Janela de Dramaturgia pela Editora Perspectiva, através do Rumos Itaú Cultural, em 2016. Desde a primeira apresentação do texto, a atriz vem realizando diversas leituras dramáticas, sob a direção de Ricardo Alves Jr., em diferentes eventos em Belo Horizonte, interior de MG, São Paulo e nas cidades de Bologna, Pontedera e Firenze, na Itália.

 

A atriz

Luísa Bahia é atriz, cantora, dramaturga e diretora. Já trabalhou como assistente de direção na peça “Sarabanda” e participou como atriz dos espetáculos “Adeusamorte”, “De Perfumes e Sonhos” e “Eu Sou Alice!”. Foi vocalista da Banda Pedra Bruta e também ministra a oficina “Doras”, que propõe um encontro para mulheres artistas de diferentes áreas.

 

Risco – Luísa Bahia

Dias 7 e 8 de julho | sexta-feira e sábado | às 20h

Museu da Moda de Belo Horizonte

Rua da Bahia, 1.141, Centro

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4384

 

Confira o vídeo de divulgação: