Pular para o conteúdo principal

Espetáculo do projeto Terça da Dança reflete sobre o ato de escutar
Gilberto Goulart

Espetáculo do projeto Terça da Dança reflete sobre o ato de escutar

criado em - atualizado em

Escutar. Uma ação que tem se tornado cada dia mais rara e complexa no nosso tempo é o ponto central do espetáculo “Escuta”, da Kinesis Companhia de Dança, que tem apresentação única nesta terça-feira (21), às 19h, no Teatro Marília. A programação integra o projeto Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

No espetáculo, por meio de jogos de improvisação, as bailarinas "escutam" os movimentos umas das outras, reverberam o que ouvem nos próprios corpos e, assim, criam, alternam e amplificam diálogos, como se resgatasse palavras silenciadas. Num fluxo contínuo de reflexos, ecos, repetição e construção de novos gestos, o grupo mostra que se escuta, não só com os ouvidos, mas também com os olhos, a pele e a alma. No coletivo, essas mulheres lembram que escutar pode ser mais simples do que parece, desde que, realmente, se deseje ouvir.

Sobre a Cia

A Kinesis é um espaço de aprendizagem e criação em dança, fundado em dezembro de 2017, pela pedagoga, bailarina e psicanalista, Renatha Maia. A base do trabalho é a improvisação, desenvolvida a partir de um método próprio, que incentiva mulheres adultas a se expressarem, de maneira autoral, por meio da dança. Desta forma, a Kinesis tem se firmado como espaço democrático e ético, que acolhe as subjetividades das mulheres e acredita que, independentemente de seu biotipo e sua história, cada uma tem sua própria dança. Em 2022, esse trabalho deu um passo além e resultou na estreia de sucesso da Kinesis Companhia de Dança, que aprofunda as pesquisas em improvisação desenvolvidas no espaço.

Projeto Terça da Dança

O Terça da Dança apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDançaBH, um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. As atividades e apresentações do Terça da Dança acontecem sempre às terças-feiras, às 19h.

O CRDançaBH tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Busca ainda estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.

Serviço

Projeto Terça da Dança | “Escuta” – Kinesis Companhia de Dança


Duração: 50min. | classificação: livre

Data: terça-feira (21), às 19h

Ingressos gratuitos: retirada no site www.sympla.com.br e na bilheteria do teatro, a partir de 2 horas de antecedência.

Local: Teatro Marília | Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia