Pular para o conteúdo principal

Espetáculo do projeto Terça da Dança reflete sobre a deficiência auditiva
Foto: Ricardo Laf

Espetáculo do projeto Terça da Dança reflete sobre a deficiência auditiva

criado em - atualizado em

O Teatro Marília recebe nesta terça-feira (11), às 19h, o espetáculo de dança “Mouco - Uma Dança para a Sociedade”, do bailarino Uyan Vilela. A apresentação busca fazer com que o público reflita sobre a relação dos deficientes auditivos com a sociedade. A programação integra o projeto Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDança BH. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro duas horas antes da apresentação. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

“Mouco: Uma Dança para a Sociedade” é um trabalho de Uyan Vilela com direção de Ítalo Augusto. O trabalho tem como dispositivo de criação os relatos da experiência de Uyan Vilela como pessoa com deficiência, a partir da necessidade de se reconhecer em sociedade, observando e pontuando, no convívio social, o que estabelece as diferenças dos corpos. Desde 2021, Uyan vem pesquisando e produzindo seu trabalho solo na dança, que originou a videodança de mesmo nome, que teve direção de Ítalo Augusto e edição de Luísa Machala, apresentado no Festival Curta Dança (2021).

 

Uyan Vilela é bailarino, artista circense, e atua como professor e coordenador da Trupetralha (escola de formação circense). Formado pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado - CEFART (2014), fez parte do Dança Jovem (2013) e integrou também o Grupo Mineiro de Danças Clássicas, fazendo formação pela Royal Academy Of Dance (2010-2011). Atualmente, vem desenvolvendo em sua pesquisa artística pontes e diálogos entre a linguagem da dança e do circo.

 

Projeto Terça da Dança

 

O Terça da Dança apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDança BH, um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. As atividades e apresentações do Terça da Dança acontecem sempre às terças-feiras, às 19h.

 

O CRDança BH tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Busca ainda estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.

 

Serviço

Projeto Terça da Dança | Mouco - Uma dança para a Sociedade

Duração: 60min. | classificação: 16 anos

Data: Dia 11 de julho, terça-feira, às 19h

Ingressos gratuitos: retirada no site www.sympla.com.br e na bilheteria do teatro, a partir de 2 horas de antecedência.

Local: Teatro Marília | Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia