Pular para o conteúdo principal

Espetáculo de dança retrata ritmo cubano no Centro Cultural Bairro das Indústrias
Foto: Vitor Drumond

Espetáculo de dança retrata ritmo cubano no Centro Cultural Bairro das Indústria

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresenta nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, região Barreiro, o espetáculo de dança “Habanera”, da Coaduna Cia de Dança. A apresentação retrata esse gênero musical criado em Havana, Cuba, e que é conhecido como o primeiro ritmo genuinamente latino-americano. O espetáculo tem entrada gratuita e livre, sujeita à lotação. A programação completa dos Centros Culturais Municipais está disponível no Portal Belo Horizonte. A apresentação conta com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

Com direção do artista cubano Dadyer Aguilera, “Habanera” é uma peça dançante que propõe recriar um baile de salão da segunda metade do século XIX, em Cuba, e transportá-lo para os tempos atuais, incorporando elementos espaciais e movimentos contemporâneos. O espetáculo é composto por coreografias dançadas em pares e em grupo, nas quais a pergunta e a resposta corporal transcendem o estímulo musical e trazem à tona sentimentos, experiências pessoais e amorosas que reverberam no contexto sociocultural. A ideia é instigar reflexões sobre importantes temas vigentes na sociedade como o lugar das pessoas LGBTQIAP+, das mulheres, dos corpos pretos e as diversas formas de se relacionar.

 

O artista Dadyer Aguilera está no Brasil desde 1994. Fez parte da companhia do Palácio das Artes durante 15 anos. Nesse período, trabalhou com diversos diretores e coreógrafos nacionais e internacionais em diversos estilos e linguagem. Em 2002, foi premiado como melhor bailarino pelo banco Bom Sucesso pela sua atuação em “Sonho de Uma Noite de Verão”, do aclamado diretor Gabriel Vilela. Atuou como professor convidado e coreógrafo do “Summer Program” do Milwaukee Ballet School, nos EUA. Atualmente, é proprietário e diretor artístico do Buena Danza Centro de Movimento e da Coaduna Cia de Dança, que se propõe um trabalho de investigação, pesquisa e inovação em dança contemporânea. Tem atuado como diretor artístico e dramatúrgico em vários projetos de artistas individuais e grupos de dança de todo Brasil.

 

Serviço

Espetáculo “Habanera” | Coaduna Cia. De Dança

Data: sexta-feira (16), às 19h

Entrada gratuita, sujeita à lotação| Classificação: livre

Local: Centro Cultural Bairro das Indústrias (Rua dos Industriários, 289, Bairro das Indústrias)