18 October 2017 -
A Fundação Municipal de Cultura apresenta, dias 20, 21 e 22 de outubro,às 19h30, no Museu da Moda de Belo Horizonte, o espetáculo de dança “Conexões Contemporâneas”, da artista e coreógrafa Belkiss Amorim. O número relaciona os campos da dança, das artes plásticas e da vídeo-arte, levando ao público reflexões sobre a sustentabilidade. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo site do Sympla.
Direcionado às pessoas que se identificam com a dança, as artes plásticas e visuais, design de moda e o vídeo-arte, o espetáculo “Conexões Contemporâneas” utiliza imagens em vídeo como cenário e introdução para cada uma das 10 cenas dançadas, interpretadas por oito bailarinos que se revezam em solos, pas de deux, duetos e trios.
A ideia principal é investigar a interação entre a dança, o figurino e os objetos cênicos como formas de releitura de obras das artes visuais que foram produzidas a partir de um preceito sustentável. Belkiss Amorim utilizou como referência obras de 15 artistas visuais brasileiros e estrangeiros, entre eles Vik Muniz, Pascale Martine, Sean Avery, Bright Ugochukwu e Cristina Iglesias, para criar os figurinos, os objetos cênicos e a composição coreográfica em si. Muitas obras vêm ocupando espaço em importantes bienais, galerias e museus de arte contemporânea em todo o mundo e todas elas se apropriam de elementos ligados à preservação do meio ambiente ou à reciclagem de diferentes materiais.
Segundo Belkiss Amorim, o tema do espetáculo retrata questões atuais e de grande relevância, considerando os graves desastres naturais das últimas décadas, consequências do aquecimento global e mau uso dos recursos naturais. “Como agentes culturais conscientes do poder da arte para compartilhar e instigar o pensamento coletivo propomos promover o diálogo entre variadas linguagens artísticas e a ciência a fim de despertar a conduta ética para pensar o meio ambiente”, ressalta.
Conexões Contemporâneas
Dias 20, 21, e 22 de outubro | sexta a domingo | às 19h30
Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua Bahia, 1149, Centro)
ENTRADA GRATUITA
Retirada de ingressos no site do Sympla
Informações para o público: (31) 3277-4384