Pular para o conteúdo principal

Dançarina
Foto: Guto Muniz

Espetáculo celebra os 40 anos do Grupo de Dança Primeiro Ato

criado em - atualizado em

O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado recebe o espetáculo de dança contemporânea “Primeiro Ato 40 em 4”, do Grupo de Dança Primeiro Ato. Com direção de Suely Machado, a apresentação - que ocorre nesta sexta-feira (19), às 15h -, comemora 40 décadas de trajetória do grupo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site www.diskingressos.com.br ou na bilheteria do teatro, a partir de duas horas de antecedência. A atividade segue os protocolos sanitários de controle da covid-19. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

O “Primeiro Ato 40 em 4” é um espetáculo de ocupações urbanas em comemoração aos 40 anos do Grupo de Dança Primeiro Ato. A apresentação conta com cinco bailarinos em cena, e a ideia é criar uma intervenção artística que dialogue e provoque o ambiente cotidiano urbano, ocupando espaços públicos com fluxo natural de pessoas.

 

As parcerias e a relação de afeto sempre foram pilares para a construção da identidade do Primeiro Ato. O espetáculo traz uma pesquisa que revisita as quatro décadas de história do grupo e da cidade de Belo Horizonte, a partir do trabalho de quatro importantes parceiros figurinistas que representam a dança através de suas criações. São eles: Marco Paulo Rolla, Silma Dornas, Ronaldo Fraga e Pablo Ramon - artistas com importantes trabalhos em Belo Horizonte, e que contribuem para a valorização artística da nossa cidade. A partir do contato com esse acervo, preservado pelo grupo, os bailarinos do Primeiro Ato criaram coreografias inspiradas pela materialidade e pela história por trás de cada um dos figurinos.