Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro Cultural Pampulha, durante o dia.
Foto: Glenio Campregher/PBH

Espaços culturais da Prefeitura recebem programação em homenagem às mães

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promove programação especial gratuita nos equipamentos culturais da cidade para a celebração do mês das mães. Neste mês, estão previstas atividades como baile, roda de conversa, encontros comunitários, leitura de livro, espetáculo musical, entre outros.

 

Os centros culturais prepararam atividades variadas em homenagens às mães todas com entrada gratuita. O Centro Cultural Pampulha promove no domingo, dia 5 de maio, um dia com música para agradar toda família ao som da banda Seresteiros do Urca. Já o Centro Cultural Lindeia Regina, promove na terça-feira, dia 7, a roda de conversa com a psicóloga Ludmille Basilato, que irá debater a linha tênue entre os papéis de mãe e o de mulher na sociedade.

 

No sábado, dia 11, véspera do Dia das Mães, o Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura recebe a 6ª Prosa de Saberes Tradicionais com a pesquisadora e mestre popular Ana Maria. Ela irá compartilhar com mulheres e mães informações sobre saúde e ecologia, com oficinas sobre plantas para chás, trocas de mudas, entre outras atividades.

 

Dando prosseguimento ao mês em homenagem às mães, na sexta-feira, dia 14, o Centro Cultural Vila Fátima oferece, em sua biblioteca, um encontro para leitura de trechos do livro “Coisas de Mãe”, de Vera Dias, e a partir dele serão produzidos depoimentos e ilustrações em torno do tema.

 

Já o Centro Cultural São Bernardo vai promover, também no dia 14, mais um dos seus tradicionais encontros comunitários do projeto Café com Lorota, reunindo prosa, cantorias, danças e mesa compartilhada dedica às mães.

 

 

Programação completa - Especial Mês das Mães

CENTRO CULTURAL PAMPULHA - Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca - 3277-9292

Baile das mães - Dia 5/5, domingo, das 18h às 20h

O Centro Cultural Pampulha celebrará antecipadamente o dia daquela que é muito especial na vida de seus filhos. Traga sua mãe e toda família para curtir boa música. O domingo contará com a apresentação da banda de seresta Seresteiros do Urca com canções populares e tradicionais da cultura brasileira. Traga sua mãe e toda família para curtir boa música.

 

CENTRO CULTURAL LINDEIA REGINA - Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, Regina - 3277-1515

Roda de conversa - Dia 7/5, terça às 14h

Ser mãe x Ser Mulher: a linha tênue entre esses dois papéis. Mediação: psicóloga Ludmille Basilato.

 

CENTRO CULTURAL VILA FÁTIMA - Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima - 3277-8193

Coisas de Mãe - Dia 10/5, sexta, às 14h

Leitura de trechos do livro “Coisas de Mãe”, de Vera Dias, seguida de produção de depoimentos ilustrados sobre coisas que todo mundo sabe que as mães fazem, com Erika Martins. O livro expressa mensagens que muitos filhos gostariam de enviar a suas mães: medo, ansiedade, amor, pedido de socorro, desabafos.

 

CENTRO CULTURAL NORDESTE – USINA DE CULTURA - Rua Dom Cabral, 765 – Bairro Ipiranga – 3277-6052

6ª Prosa de Saberes tradicionais

Dia 11/5, sábado das 9h às 13h

Encontro com a pesquisadora de culturas tradicionais e mestre popular Ana Maria, com orientação especial para mulheres, mães e futuras mamães sobre saúde e ecologia. O encontro reúne mestres populares tradicionais da região e proporciona oficinas de plantas para chá, doação e trocas de mudas, entre outras atividades.

 

CENTRO CULTURAL SÃO BERNARDO - Rua Edna Quintel, 320, São Bernardo - 3277-7416

Lorota Especial

Dia 23/5, quinta, às 15h

O projeto Café com Lorota realizado no centro cultural é um momento de prosa, cantorias, danças e encontro com mesa de lanches compartilhada. Este mês o projeto faz uma edição especial para celebrar conosco o mês das mães.