Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais têm projeto sobre animais e doenças causadas por eles
Foto: Divulgação/PBH

Escolas municipais têm projeto sobre animais e doenças causadas por eles

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está implementando o projeto piloto EducaZoo em escolas municipais da capital, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação. Serão promovidas palestras e atividades lúdicas sobre as zoonoses - doenças infecciosas transmissíveis de animais para seres humanos -, além de cuidados para se manter os bichinhos saudáveis. Inicialmente, as ações serão realizadas em instituições da regional Pampulha, mas a expectativa é que a proposta seja expandida para as outras regiões da cidade. 

A equipe, formada por um Agente de Combate a Endemias (ACE) e dois médicos veterinários, terá como objetivo sensibilizar os estudantes quanto às medidas de controle e prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, além da raiva, leishmaniose, esporotricose e febre maculosa. E, com isso, intensificar o controle de zoonoses e a prevenção dessas doenças em pessoas e animais. Haverá também explicações de como cuidar dos pets, com ações básicas que devem ser seguidas para garantir a saúde do animal. 

A abordagem a esses assuntos será realizada de forma divertida e descontraída, com jogos de trilha do saber e memória, dominós, cruzadinhas e caça-palavras. Serão feitas ainda apresentações do grupo de mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde, o MobilizaSUS. 

As escolas receberão também material informativo para que sejam realizadas, em casa, atividades conjuntas junto aos pais ou responsáveis. A ideia é orientar e incluir todos no processo de aprendizado e prevenção.