Pular para o conteúdo principal

Cerca de 50 crianças participam de momento lúdico em escola durante as férias. Músicos se apresentam com tambores e fantasias.

Escolas municipais recebem atividades durante férias

05/01/2018 | 15:55 | atualizado em 12/01/2018 | 09:36

Janeiro é tempo de férias escolares. E é nesse período que todos querem se dedicar aos momentos de lazer. Escola nem pensar! Será? E se a escola oferecer uma série de atividades interessantes, com muitas oficinas, brincadeiras, passeios, novas amizades, momentos de cultura e lazer para as crianças? Essa é a proposta do Programa Escola nas Férias, que será realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2018, em 159 escolas municipais de todas as regionais da cidade. 
 

As atividades do Programa Escola nas Férias são voltadas para crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos. Mesmo os que não são alunos da Rede Municipal de Educação ou que não residem em Belo Horizonte podem participar. Basta que um responsável, maior de 18 anos, se dirija a uma das escolas participantes e preencha uma ficha de adesão. As inscrições já estão abertas e prosseguem, inclusive, durante a semana de realização do programa. 
 

A gerente do Programa Escola Integrada, Lucilene Alencar, ressalta a importância do programa Escola nas Férias para a comunidade. “Sabemos que muitas famílias têm dificuldades em administrar a rotina de suas crianças e jovens durante as férias. Então, as escolas oferecem uma programação diversificada, que contempla esporte, lazer, cultura, oficinas e muitas brincadeiras”.
 

O Programa Escola nas Férias é aguardado por muitas famílias, conforme revela Flávia Lucimar Batista da Luz, residente na Regional Norte e mãe de Aysha, 9 anos, e de Wambembe, 13 anos. “O Escola nas Férias representa uma excelente oportunidade de interação. Para as crianças da região, o programa anima as férias e permite que o encontro com os amigos e colegas não seja interrompido. É uma chance de rever os colegas, fazer novas amizades e se divertir”.
 

O programa articula ações conjuntas entre as secretarias municipais de Educação; de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; e de Esportes e Lazer, além da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.
 

As atividades são oferecidas das 9h às 16h, com opção de participação em horário integral ou somente pela manhã ou à tarde. Cada escola tem autonomia para definir a sua programação e os dias de funcionamento durante a semana. Além de uma programação diversificada, a Prefeitura oferece a alimentação para todos os participantes. São três refeições diárias, incluindo o almoço.
 

Na edição de janeiro de 2018, o Programa Escola nas Férias será oferecido em 26 escolas da Regional Barreiro; 9 escolas da Regional Centro-Sul; 14 escolas da Regional Leste; 23 escolas da Regional Nordeste; 16 escolas da Regional Noroeste; 19 escolas da Regional Norte; 14 escolas na Regional Oeste; 14 escolas na Regional Pampulha e 24 escolas na Regional Venda Nova.
 

 

05/01/2018. Programa Escola nas férias. Fotos: Divulgação/PBH