Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais funcionaram normalmente nesta quinta-feira (20)
Amira Hissa/PBH

Escolas municipais funcionaram normalmente nesta quinta-feira (20)

criado em - atualizado em

As escolas da rede municipal mantiveram o funcionamento normal, com atendimento dos alunos desde a Educação Infantil ao EJA, nesta quinta-feira (20). Com a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal presente nas unidades e a disponibilização de veículos da Secretaria Municipal de Educação foi possível realizar visitas de prevenção em 100% das escolas municipais.

 

Além das atividades pedagógicas rotineiras, algumas escolas ainda receberam a visita dos mascotes da Guarda Municipal, que realizaram oficinas e rodas de conversa. A equipe da Inspetoria de Ações Preventivas (INAP) da Guarda Municipal promoveu 23 atividades, entre brincadeiras, palestras, bate-papos e reuniões com os alunos, pais e servidores das escolas, no decorrer desta semana.

 

Durante os últimos 10 dias, o objetivo principal da Prefeitura foi  tranquilizar a comunidade escolar e orientar os pais sobre a importância do combate às fake news e de não alimentar a cultura do pânico. Como responsáveis, eles receberam dicas de segurança, tais como  conferir diariamente a mochila dos filhos, para evitar que levem para a escola qualquer tipo de arma ou objeto que possa ferir alguém ou a si próprio, entre outras medidas.

 

A Guarda Municipal mantém contato diário com representantes das escolas por meio de grupos em aplicativos de mensagem. Os chamados são monitorados pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) para envio imediato de agentes da Guarda. Profissionais treinados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atuam na mediação de conflitos.