Pular para o conteúdo principal

Escolas municipais de BH participam de eleição para vereadores mirins no dia 11

criado em - atualizado em
Estudantes de dez escolas municipais de Belo Horizonte participam na quinta-feira, dia 11 de abril, das eleições do Projeto Câmara Mirim 2019. São 124 candidatos a vereadores mirins, com idades entre 12 e 15 anos, que vão participar do pleito. Cada escola vai eleger três vereadores titulares e três suplentes para o cargo, cujo a duração é de um ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Câmara Municipal e o Tribunal Regional Eleitoral. A abertura do evento será na Escola Municipal Aurélio Pires (rua Barrinha, 171, bairro Liberdade), Regional Pampulha, e vai contar com a presença de autoridades da Secretaria Municipal de Educação e instituições parceiras.

 

Para os candidatos a vereadores mirins, esta eleição é o primeiro passo de uma rotina similar a dos vereadores. Para aprender sobre o processo legislativo, os vereadores mirins trabalham em equipe discutindo temas que permeiam o ambiente escolar e sua comunidade.

 

A assessora de Programas e Projetos Educacionais, Marina Nogueira, afirma que o projeto promove uma mudança no comportamento dos alunos que participam do projeto. “É observável uma mudança de postura ao longo dos encontros na Câmara. Os alunos ficam mais participativos, críticos e conscientes da importância da participação política no dia a dia”, comentou.

 

Os debates dos vereadores mirins buscam diagnosticar problemas relacionados à comunidade onde vivem e propor soluções que serão votadas em sessão plenária. Quando aprovadas, estas soluções são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.

 

 

Serviço

Evento: Eleição de Vereadores Mirins (Camir)

Data: 11/04/2019

Horário: A partir das 10h

Local: Escola Municipal Aurélio Pires - Rua Barrinha, 171, Bairro Liberdade