2 Fevereiro 2024 -
A partir desta segunda-feira (5) cerca de 170 mil alunos voltam às aulas nas 322 escolas da Rede Municipal de Educação da capital. A Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma série de novidades para o ano letivo de 2024, como a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas para auxiliar nas demandas pedagógicas. Além disso, o rendimento escolar também será foco da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Educação para a aprendizagem dos estudantes com a presença de professores de reforço nas escolas.
Cada escola da Rede Municipal de BH terá a presença de um psicólogo e um assistente social que vão se integrar à equipe para a melhoria da convivência e da segurança no ambiente escolar. Esses profissionais vão atuar na busca de ambientes seguros e de relacionamentos saudáveis para o bom desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.
A inserção no ambiente escolar dos assistentes sociais e dos psicólogos parte do reconhecimento da necessidade de um trabalho desenvolvido de forma multiprofissional, de maneira colaborativa, dinâmica e assertiva, com foco na saúde socioemocional da equipe pedagógica e dos estudantes das escolas. Esses profissionais já estão em treinamento e serão direcionados para as unidades de ensino no início de março.
Reforço Escolar
Fortalecendo a política de garantia do aprendizado da PBH, a partir deste ano a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar um professor por turno dedicado ao reforço escolar dos alunos em cada uma das escolas da rede.
O professor de reforço escolar, juntamente com a equipe pedagógica da escola, irá propor atividades para possibilitar aos estudantes com baixo desempenho intervenções adequadas às necessidades para o desenvolvimento de habilidades e competências. A intenção com a iniciativa é assegurar a progressão da aprendizagem.
Organização
Todos os alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão receber neste ano uma agenda escolar. O material será usado para que os estudantes, pais e responsáveis organizem a rotina de estudos, além de servir como um canal de comunicação entre as unidades de ensino e as famílias.
As agendas terão modelos diferentes para a educação infantil, ensino fundamental e EJA, de acordo com as especificidades de cada modalidade de ensino. A agenda destinada aos alunos com até 2 anos da educação infantil, por exemplo, terá um espaço maior para o diálogo com as famílias e informações da rotina dos pequenos como alimentação, sono, escovação dos dentes e eventuais cuidados com medicação.
Já a agenda destinada aos estudantes do ensino fundamental e EJA, além dos espaços para anotação das tarefas também trará QR code com atividades.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, intensificou as ações de prevenção ao Aedes aegypti nas escolas municipais da capital no período de férias escolares. Durante a visita, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) verificaram as áreas para identificar e eliminar os potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O período de férias possibilita que os agentes realizem uma varredura mais detalhada, identificando os possíveis focos e, se necessário, aplicando inseticida não residual. As equipes também retiram materiais que possam servir de criadouro do mosquito, além da aplicação de biolarvicidas em objetos e estruturas que não possam ser retirados.
Além disso, ao longo do ano as unidades de ensino farão campanhas e ações com alunos, professores, família e comunidade sobre os cuidados e medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Centro de Educação de Integrada Imaculada Conceição (CEI)
Outra importante novidade no ensino da capital é a inauguração do Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição, na Rua da Bahia, 1.534. Um espaço de aprendizado, inovação, cultura, esporte e inclusão para os alunos da rede municipal. O CEI tem capacidade para atender, em tempo integral (das 7h às 17h), alunos do berçário ao 9º ano. A expectativa é que, somadas, todas as estruturas e atividades, o CEI receba mais de 1 mil estudantes.
Além do funcionamento da Escola Municipal Paulo Mendes Campos, que vai abrigar os alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto prevê uma unidade do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), um espaço cultural com capacidade para 370 pessoas, espaço inclusivo e um complexo esportivo com piscina descoberta e cinco quadras – duas delas cobertas -, vestiário e pátio.
Diariamente no Clic, espaço cultural e espaço esportivo as crianças estarão envolvidas nos eixos propostos: Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Inclusão.
A estrutura de mais de 6,5 mil m² será ocupada por salas de aula, de tecnologia e informática, laboratórios de biologia, física e robótica, biblioteca, refeitórios e setor administrativo.
Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) no CEI
O Clic é voltado para a aprendizagem criativa, adotando práticas pedagógicas inovadoras, transdisciplinares, lúdicas, transversais e exploratórias. Serão oferecidas oficinas, cursos e workshops para estudantes, servidores e comunidade escolar da rede municipal, além dos moradores da capital.
Cultura e formação no CEI
O espaço cultural funcionará terá apresentações para alunos de toda a rede, além de receber espetáculos e apresentações de parceiros. Será ainda um local para as formações oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), que promove ações de promoção, incentivo e colaboração para a categoria.
Esporte e lazer no CEI
As atividades esportivas serão em um complexo com piscina e quadras, espaço que poderá sediar programas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, como por exemplo o Superar, que promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento.
Inclusão no CEI
O Centro de Educação Integral Imaculada Conceição será um espaço educacional para atendimento aos alunos com deficiência, além do atendimento e acolhimento especializado. O Parque Multidisciplinar (salas inovadoras e pioneiras no país) vai garantir a inclusão, aos instrumentalizar, integrar e possibilitar o desenvolvimento de diversas experimentações sensoriais, motoras e cognitivas para crianças da rede.