Pular para o conteúdo principal

Mais de 20 pessoas dançam em apresentação cultural de rua; à frente, boi bumbá.
Foto: Divulgação PBH

Escola Livre de Artes está com inscrições abertas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu as inscrições para as oficinas e cursos gratuitos do Projeto Arena da Cultura/Escola Livre de Artes. Neste semestre, são oferecidas 24 oficinas de sensibilização, além de cursos nos módulos básicos, iniciação, aprofundamento e especialização nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural e teatro, distribuídas em todas as regionais da cidade.

 

Durante o semestre também estão programados encontros de brinquedos e brincadeiras em 18 equipamentos culturais. As inscrições podem ser feitas de 1º a 26 de março, por meio do site BH faz Cultura, ou presencialmente nas unidades culturais. A relação completa das oficinas e cursos disponíveis está disponível no site de inscrição.

 

Para as vagas das oficinas de sensibilização, de curta duração (24 horas/aula), os candidatos devem ter idade mínima de 6 anos ou a faixa etária indicada de acordo com o módulo da oficina, além de comprovar residência em Belo Horizonte. Os interessados menores de 16 anos devem ser inscritos pelos pais ou responsáveis, que deverão confirmar a inscrição do aluno, presencialmente, no primeiro dia de aula. As aulas terão início em abril, quando será feita a seleção dos alunos observando os critérios de assiduidade, pontualidade e presença qualificada no grupo de trabalho.

 

Já os cursos dos módulos de iniciação e básico, têm uma duração maior e integram o ciclo formativo proposto pelo projeto em diversas áreas artísticas, podendo chegar até quatro anos. Para participar, deve-se comprovar residência em Belo Horizonte, ter idade mínima de 14 anos e ser alfabetizado. Nos cursos básicos, de iniciação, especialização e aprofundamento, haverá um processo seletivo específico para cada área.

 

Os encontros de brinquedos e brincadeiras, por sua vez, acontecem uma vez por semana em todos os Centros Culturais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. São abertos às crianças e seus responsáveis (mãe, pai, avó, avô, irmãos e demais familiares). É um espaço de compartilhamento do saber, com o resgate da experiência do brincar. Para estes encontros, não há seleção.

 

A Escola Livre de Artes (ELA) – Arena da Cultura

A Escola Livre de Artes foi criada em 2014, consolidando o Projeto Arena da Cultura, promovido há 20 anos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A ELA conta com uma equipe de coordenadores responsáveis por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos. Dispõe, ainda, de uma equipe pedagógica formada por profissionais que dinamizam os processos formativos, conceituais e metodológicos, além da permanente reflexão em cada uma das linhas de atuação do projeto.

 

A ELA desenvolve ainda, desde 2016, o Projeto INTEGRARTE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), com formação em arte e cultura para os agentes públicos da rede municipal de ensino.


 

Escola Livres de Artes – Inscrições 1º Semestre 2018

De 1º a 26 de março de 2018 | site BH faz Cultura

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Informações para o público: 3277-4624 e 3277-1418