Pular para o conteúdo principal

Escola Livre de Artes Arena da Cultura lança livro com programação especial no Teatro Francisco Nunes
Foto: Arte Divulgação/PBH

Escola Livre de Artes Arena da Cultura lança livro com programação especial

criado em - atualizado em

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura realiza, nesta segunda-feira (26), às 19h, programação especial para o lançamento do livro “Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21”, no Teatro Francisco Nunes. A publicação é resultado da conquista da primeira edição de um prêmio internacional, convocado pela organização mundial das Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG) e pelo governo da Cidade do México, destinado às cidades que se destacaram em sua contribuição para a cultura como uma dimensão-chave no desenvolvimento sustentável. Toda programação é gratuita e pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura também trará atrações artísticas como intervenções do Boi Livre (Boi do Arena), a apresentação musical de estudantes da escola com Roda de Choro e exibição do minidocumentário “Mostra Arena - Travessias”. O lançamento contará com a presença de autoridades.

 

O livro “Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21” apresenta a Escola Livre de Artes Arena da Cultura, com histórico, diretrizes, e suas 10 áreas artísticas de atuação: Artes Visuais, Audiovisual, Bastidores das Artes, Circo, Dança, Design Popular, Gestão e Produção Cultural, Música, Patrimônio Cultural e Teatro. A publicação, com 340 páginas, inclui versões resumidas do conteúdo nos idiomas inglês e espanhol. Dividida em quatro capítulos, aborda também as ações descentralizadas da Escola, além da importância da iniciativa na formação, na democratização do acesso e na promoção dos Direitos Culturais.

 

Segundo Bárbara Bof, Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, "o Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Agenda 21 é uma conquista de toda a cidade e o reconhecimento de uma política de descentralização e formação artística e cultural. O lançamento do livro celebra a trajetória da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, ampliando o compartilhamento de uma política potente que é referência internacional".

 

Sobre o prêmio

 

A Prefeitura de Belo Horizonte venceu, com o projeto da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, a primeira edição do “Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21”. A iniciativa reconhece uma cidade, governo local ou regional cuja política cultural contribuiu significativamente para relacionar os valores da cultura (patrimônio, diversidade, criatividade e transmissão de conhecimentos) com a governança democrática, a participação cidadã e o desenvolvimento sustentável.

 

As bases do prêmio são exigentes e reconhecem uma política, um programa ou um projeto original, que inclua explicitamente os princípios da Agenda 21 da cultura, e que esteja em execução há pelo menos dois anos. As candidaturas precisam comprovar evidências do impacto e do sucesso alcançado, podendo ser apresentadas pela instância governamental local ou regional.

 

A cidade vencedora do prêmio recebe a quantia de 50 mil euros, os quais são utilizados para a promoção internacional do projeto (publicação de um livro, participação em fóruns, visibilidade internacional) e para reforçar a implementação local da Agenda 21 da Cultura. A escolha da Escola Livre de Artes Arena da Cultura como projeto vencedor destacou a abrangência dos elementos que o compõem, sendo considerado quatro critérios que revelam como projeto apresenta provas de um impacto muito positivo na transformação cultural, social e territorial da cidade.

 

O primeiro deles a "população", visto que o programa é direcionado a um público diversificado, com pessoas de 6 a 80 anos, com educação e situação socioeconômica heterogênea. O segundo foi a abrangência do "território", uma vez que a Escola Livre de Artes Arena da Cultura atua em toda a cidade, incluindo 16 centros culturais e 33 centros “BH Cidadania” e contribui para o fortalecimento dos espaços públicos.

 

Também foi levado em conta o aspecto "cultura". Isso porque, o programa é baseado na vivência artística transformadora, com a experiência no centro de todo o processo, com uma cuidadosa valorização do contato com profissionais e artistas como pessoas fundamentais para impulsionar aptidões, conhecimentos e habilidades em todas e todos. Por último, a premiação considerou o critério "governança", uma vez que a Escola Livre de Artes Arena da Cultura possui um modelo de gestão que integra órgãos públicos a uma extensa rede de organizações e espaços culturais parceiros.

 

 

Lançamento do livro “Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Prêmio Internacional CGLU - Cidade do México - Cultura 21”

Dia 26 de setembro, segunda-feira, às 19h

Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1321 – Centro)

Entrada Gratuita