Pular para o conteúdo principal

Mulher dança ao lado de boi bumbá, foto ilustrativa de evento da Escola Livre de Artes.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Escola Livre de Artes abre inscrições para gestão cultural e figurinos

27/09/2019 | 20:31 | atualizado em 07/10/2019 | 09:28

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, abriu inscrições para novas oficinas de capacitação da Escola Livre de Artes Arena da Cultura: “Introdução a Gestão e Produção Cultural”, “Economia da Cultura” e “Figurino e Caracterização”. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro, no site do BH faz Cultura ou presencialmente nos Centros Culturais, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural. O regulamento e endereços dos locais estão disponíveis no site de inscrição.

 

O processo de seleção para as oficinas será simplificado, sendo direcionado pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros. Ou seja, para garantir a vaga o candidato não poderá faltar ou se atrasar nos primeiros dias de aula, que compreendem o período de seleção. Caso a turma ultrapasse 40 pessoas, haverá seleção a partir de critérios específicos por área. As oficinas serão realizadas de outubro a dezembro de 2019.

 

 

Oficinas

Introdução à Gestão e Produção Cultural

A proposta é capacitar o público interessado em aprender sobre gestão e produção cultural, com uma visão mais estratégica e abrangente do seu setor, com foco na organização de eventos, e na elaboração e execução de projetos culturais. Serão abordados aspectos sobre a Política Pública de Cultura, a noção de planejamento e plano de iniciativas culturais, a visão da abrangência do mercado cultural, as possibilidades de financiamento, considerando formas alternativas de recursos financeiros, leis de incentivo e editais públicos, comunicação e mobilização de público, chegando à operacionalização de checklist de produção, entre outros conteúdos.
Locais de Realização: Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, Centros Culturais Pampulha, Bairro das Indústrias, Alto Vera Cruz, Zilah Spósito, Urucuia, Padre Eustáquio, Vila Marçola, Usina da Cultura, São Geraldo, Jardim Guanabara e Venda Nova.

 

 

Economia da Cultura

Tem como objetivo possibilitar uma atualização em gestão cultural, sob aspectos do fomento e desenvolvimento de carreiras. Serão abordados aspectos relativos à cultura e ao mercado, planejamento estratégico, levantamento e análise de diversas fontes de financiamento, análise de viabilidade e uso das leis de incentivo e editais, elaboração de projetos e captação de recursos, comunicação e marketing cultural, direito cultural, gestão financeira, possibilidade de intercâmbios culturais, além de pontos mais objetivos como a produção executiva de eventos, formalização e documentação de eventos e grupos, entre outros conteúdos.
Local de Realização:  Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural.

 

 

Figurinos e Caracterização

Introduz os participantes ao processo de conceituação e desenvolvimento do figurino, criação das vestimentas e acessórios.
Local de Realização:  Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural.

 

 

Serviço

Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Inscrições até 9 de outubro
Informações para o público: (31) 3277-4644