Pular para o conteúdo principal

Escola da PBH é a vencedora de prêmio nacional sobre educação e trânsito
Adão de Souza/PBH

Escola da PBH é a vencedora de prêmio nacional sobre educação e trânsito

criado em - atualizado em

A Escola Municipal Padre Flávio Giammetta, da Prefeitura de Belo Horizonte, localizada no Barreiro, foi a vencedora do Prêmio Senatran 2023, do Ministério dos Transportes, na categoria Projetos, programas ou ações de Educação para o Trânsito. A iniciativa, chamada de “A Escola e o Trânsito”, desenvolvida na unidade escolar, trabalha com alunos de 6 e 7 anos, do 1° ano do ensino fundamental, as noções de deslocamento seguro. A escola recebeu troféu, certificado e um prêmio de R$ 20 mil para usar no desenvolvimento das ações pedagógicas.

Para trabalhar com os alunos são utilizados o espaço da escola e atividades interdisciplinares para demonstrar como as ações simples, como o respeito à fila e andar devagar, repercutem no dia a dia de quem transita pela cidade. A intenção é que os estudantes assimilem dentro da escola as regras e perpetuem o comportamento na comunidade.

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Érika Fontoura, como os alunos não dirigem foi feita uma estratégia pedagógica para fazer com que eles percebessem as noções aplicadas no trânsito nos deslocamentos que fazem a pé e na utilização dos espaços. “A escola tem sinalização mostrando que não pode correr e se correr pode bater no colega, do mesmo jeito que se um carro correr ele pode se envolver em um acidente. Respeitando a fila na escola, ele também respeitará a ordem no trânsito e não fará ultrapassagem pelo acostamento, por exemplo”, contou.

As atividades propostas incluem aulas, atividades práticas para que os estudantes percebam a aplicação das noções discutidas e rodas de conversa. O projeto também inclui o trabalho com a comunidade escolar.

O projeto foi desenvolvido em parceria com Roberta Torres, autora de A Escola e o Trânsito, livro didático usado em sala de aula. Roberta cedeu o material para o projeto.