Pular para o conteúdo principal

Equipes do Consultório na Rua já atenderam cerca de 10 mil pessoas na capital
Divulgação/PBH

Equipes do Consultório na Rua já atenderam cerca de 10 mil pessoas na capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte conta com serviços de saúde direcionados para a população em situação de rua. São oito equipes multiprofissionais, que atuam nos Consultórios na Rua, oferecendo cuidados em saúde com a preservação do respeito ao contexto sociocultural dessas pessoas. Somente em 2023 foram cerca de 10 mil atendimentos diversos, como aplicação de doses de vacinas, realização de testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis, hepatites B e C). Também foram realizados mais de 500 atendimentos em saúde bucal, com encaminhamento de usuários para dar prosseguimento ao tratamento odontológico em unidades de saúde.

A atuação das equipes do Consultório na Rua é voltada para o público adulto em situação de rua e crianças e adolescentes que estejam em situação de risco e vulnerabilidade.  As oito equipes multiprofissionais são compostas por psicólogos, redutores de danos, médicos, enfermeiros, arte-educadores e dois assistentes sociais.

O Consultório na Rua circula pelos territórios por meio de uma van com oferta in loco de acolhimento e escuta qualificada em demanda espontânea, atendimentos agendados e também realiza busca ativa dos casos graves. As abordagens são realizadas pelas equipes de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

São realizadas avaliações de risco de pessoas com queixas clínicas e planejamento de cuidados em saúde a partir das possibilidades de cada caso, tendo como orientador de cuidado as diretrizes do SUS e a política de Redução de Danos. Cada usuário assistido pelas equipes possui um projeto terapêutico individual elaborado pelos profissionais, com intuito de organizar e coordenar qual será a rede de cuidado, as articulações prioritárias considerando as condições clínicas e sociais do caso.

O serviço tem a função de apoio e vinculação das pessoas em situação de rua com os serviços da rede de saúde e da assistência social do município. As equipes se deslocam até os locais com maior concentração de população em situação de rua e nas cenas de uso da cidade, realizando os atendimentos.

Outra estratégia de cuidado é o Ponto Fixo, em que as equipes do Consultório na Rua permanecem em um ponto fixo do território para atendimentos de demanda espontânea, ampliando acesso e fortalecendo uma referência de ponto de cuidado em saúde na cena. No total são oito pontos distribuídos pela cidade, que funcionam em um dia fixo em cada regional.

Nesse espaço de cuidado e atendimento são realizadas avaliações odontológicas, com encaminhamento imediato para unidades de saúde, oferta de insumos, imunização, avaliações clínicas, aferição de dados vitais, avaliações especializadas com encaminhamento das pessoas com sofrimento mental e uso prejudicial de álcool e outras drogas para os Centros de Referência, ofertas de testes rápidos de sífilis, HIV, hepatites , ações para saúde da mulher, atividades coletivas de Arte e Educação e promoção da saúde, são realizados  agendamento para continuidade do cuidado. Cabe ressaltar que as ofertas e ações realizadas na Estratégia de Cuidado Ponto fixo, são desempenhadas diariamente na atuação do Consultório na Rua Itinerante.   

Mais informações são disponibilizadas no Portal de Serviços da PBH.