27 January 2020 -
Cerca de 50 engenheiros da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) começaram a atuar, neste final de semana, em vistorias e avaliação de riscos em Belo Horizonte, em razão das fortes chuvas que atingem a cidade. Os profissionais têm a tarefa de verificar áreas sob risco de escorregamentos ou deslizamentos, desabamento de edificações e alagamentos, entre outras situações.
Os engenheiros foram disponibilizados pela Sudecap à Defesa Civil, e a estimativa é que eles realizem 570 vistorias. Além desse trabalho extra, as equipes da Sudecap continuam com o trabalho de desobstrução de vias, supressão e podas de árvores, limpeza de bocas-de-lobo e estabilizações emergenciais de encostas com sacaria e lonas para evitar novos deslizamentos.
“Neste momento de grande fragilidade que muitas pessoas estão vivendo por conta das chuvas, a Prefeitura tem se empenhado ao máximo para trazer mais segurança. Nessa hora, não importa se o trabalho a ser feito é de um órgão ou de outro. O mais importante é que o trabalho seja feito e que nossos cidadãos estejam em segurança”, ressalta Henrique Castilho, Superintendente da Sudecap.
Mesmo com a diminuição das chuvas, é preciso que os moradores fiquem atentos aos possíveis sinais de risco geológico. Trinca nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base de um barranco ou até mesmo na inclinação de poste ou árvores podem indicar risco para um imóvel.
Durante a visita, os técnicos avaliam as condições do local e a possibilidade de o morador permanecer no imóvel. Caso seja necessário deixar a residência, é extremamente importante que os moradores sigam a orientação o quanto antes para garantir sua integridade física. A Prefeitura de Belo Horizonte já reservou vagas em pousadas para atender as pessoas que apresentarem essa demanda, incluindo quatro refeições diárias.
Também são feitas recomendações práticas de intervenções a serem providenciadas pelos moradores, como o reforço de estruturas, construção de contenções e supressão de árvores dentro do terreno. Caso algum dos sinais sejam observados, a população deve solicitar uma vistoria da Defesa Civil de Belo Horizonte pelo número 199.