Pular para o conteúdo principal

Equipe de Vôlei sem Limites, acompanhada de dois membros da equipe técnica, em quadra poliesportiva.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Equipe de vôlei composta por pessoas com deficiência disputa Campeonato

criado em - atualizado em

A equipe do Sada/AM Paradesportos-PBH vai participar, em São Paulo, do Campeonato Brasileiro de Voleibol Sentado Série Prata – Chave B 2019, que será realizado de 18 a 22 de setembro no Ginásio do Centro Paralímpico Brasileiro (Rodovia dos Imigrantes - Vila Guarani, São Paulo). A competição é organizada e realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes. O embarque da equipe rumo a São Paulo será nesta quarta-feira, 18, no Aeroporto de Confins.

 

Filiada à Federação Mineira de Voleibol (modalidade paradesporto), o Sada/AM Paradesportos-PBH é mantido pela Associação Mineira de Paradesporto com o apoio do Superar, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

A Chave B tem cinco equipes e a composição para a competição foi feita com base na classificação de 2018. Além do Sada/AM Paradesportos-PBH, o grupo é composto pelo Instituto Reagir (PR) e por três times paulistas – BMQ, Instituto Athlon e AAPDP.

 

O regulamento estabelece o confronto entre todas as equipes do grupo, sagrando-se campeã a que obtiver a melhor classificação ao final dos enfrentamentos. O título assegura ao time vencedor uma vaga na Série Ouro do Brasileiro de 2020. Pela ordem, os jogos do Sada/AM Paradesportos-PBH serão contra BMQ (dia 19), Instituto Reagir (20), AAPDP (20) e Instituto Athlon (21). 

 

A Chave A da Série Prata do Brasileiro foi realizada no primeiro semestre deste ano em João Pessoa, na Paraíba, e mobilizou oito equipes das regiões Norte e Nordeste do país. O Tuna Luso (PA) foi o campeão e também garantiu vaga para a Série Ouro 2020.

 

 

Vôlei sem Limites

O Vôlei Sem Limites é um projeto que faz parte do Superar, um programa da Prefeitura de Belo Horizonte que promove atividades físicas para mais de 900 pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e autismo. São oferecidas 16 modalidades esportivas em nove unidades de atendimento.

 

O Sada/AM Paradesportos-PBH realiza os treinos três vezes por semana, as terças, quintas e sábados, no ginásio do Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, no bairro Carlos Prates, a maior unidade do Superar.  Os atletas da equipe são homens de 15 a 45 anos, com situação de amputação de uma ou duas pernas, lesões articulares nos joelhos e paralisia cerebral leve. Também há caso de amputação de um braço.

 

Na temporada deste ano, o Sada/AM Paradesportos-PBH recebeu investimentos que viabilizaram uniformes, materiais esportivos e a contratação de treinador e fisioterapeutas especializados para a evolução física e técnica dos atletas. Os recursos financeiros são procedentes do patrocínio da Sada, obtido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer por meio da elaboração do projeto Vôlei Sem Limites, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

 

O projeto promove inclusão social e qualidade de vida. Com a ajuda do esporte, há casos de atletas da equipe que conquistaram espaços no mercado de trabalho, socialização e novas perspectivas de vida. Outro benefício do projeto são as viagens realizadas para competições em outros estados, o que contribui para a profissionalização da equipe e proporciona oportunidades de passeios turísticos. 

 

 

Sobre a modalidade

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres com alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura reduzida e em uma quadra menor que a da versão olímpica da modalidade. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes.