Pular para o conteúdo principal

Algumas pessoas caminhando em uma horta.
Visita CEVAE - Fotos: Lilian Lopes.

Equipe da PBH realiza visita técnica na Regional Noroeste

criado em - atualizado em

O vice-prefeito e secretário de Governo de Belo Horizonte, Paulo Lamac, realizou no último sábado visitas técnicas em três equipamentos da Regional Noroeste. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Administração Regional Municipal Noroeste; da Secretaria de Esportes e Lazer; da Sudecap; da Guarda Municipal; e da Câmara de Vereadores.  

 

Os equipamentos visitados foram o Centro Poliesportivo Dom Bosco; a construção do Poliesportivo São Salvador; e o Centro de Vivência Agroecológico – CEVAE Coqueiros. Esses locais necessitam da intervenção da Prefeitura para cumprirem sua finalidade junto à comunidade. Foi possível verificar a situação atual de cada equipamento e a possibilidade de destinação de verbas para suas conclusões.

 

Segundo o vice-prefeito Paulo Lamac, o objetivo principal dessas visitas é integrar as diversas áreas da Prefeitura e buscar uma solução conjunta para os problemas apresentados. “Buscamos aqui criar um espaço de interação entre a coordenação regional, as demandas que são trazidas pelos vereadores e pela comunidade e as demais secretarias da Prefeitura. Ainda estamos conhecendo as situações críticas em cada regional: obras inacabadas, problemas de segurança, entre outros. Nessa constatação presencial encontramos soluções que envolvem as diversas secretarias. Em um momento de crise, precisamos buscar a criatividade e utilizar dos recursos que já dispomos para potencializar a administração da nossa capital. Por exemplo, para o centro esportivo que está inacabado, já existe uma previsão de custos e licitação realizada e nesse período estamos discutindo o PPAG e a destinação de recursos para o plano de obras do ano que vem, é o momento exato para priorizar os investimentos para os próximos anos”, explicou.

 

Saulo Queiroz, Coordenador de Administração da Regional Noroeste, avaliou como positiva e proveitosa as visitas aos equipamentos. “Nesse momento conseguimos solucionar de imediato e em conjunto algumas questões como limpeza e capina desses locais. Além disso, traçamos estratégias para iniciar a retomada de obras, reformas e manutenção dos espaços. São áreas problemáticas e situações que já se arrastam há anos, mas acredito que, trabalhando em equipe, com as diversas secretarias da Prefeitura e com a comunidade, conseguiremos êxito em todas as nossas ações. Apesar de todas as dificuldades, estamos comprometidos com um único propósito de fazer uma cidade mais harmoniosa, feliz e funcionando principalmente para aqueles que mais precisam”, assegurou Saulo.

 

Jonathan Luigi tem 26 anos e frequenta a quadra do Poliesportivo Dom Bosco há quase um ano. Ele joga basquete com os amigos e gosta muito do espaço do local. “Em todo o poliesportivo temos um ambiente amplo que atende a população de várias faixas etárias da região, principalmente porque não dispomos de outro local como esse para praticar esportes. Porém é necessário melhorar a infraestrutura, instalando novos equipamentos como, por exemplo, um aro de basquete novo, pois o antigo foi quebrado; e investindo na segurança do local para evitar o vandalismo”, afirmou Jonathan.

 

O Vereador Juninho Los Hermanos, que acompanhou as visitas, exaltou o momento de união entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Belo Horizonte. “Nós estamos na ponta, atendendo, no dia a dia, os cidadãos que solicitam as visitas para essas demandas. Hoje fiquei feliz e surpreso com a disponibilidade da Prefeitura em conhecer esses problemas de perto, para que, em parceria, possamos ao menos tentar entender e buscar ações para solucionar essas dificuldades. Vejo um futuro melhor para a nossa cidade e bons frutos sendo colhidos por meio dessa cooperação”.

 

PPAG

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) é um instrumento legal normatizador do planejamento de médio prazo da esfera pública, que explica diretrizes, objetivos, programas, ações e metas a serem atingidas, definindo quantitativamente recursos necessários para sua implementação. Com vigência de quatro anos, o PPAG inicia-se no segundo ano do mandato do prefeito e termina no primeiro ano da gestão seguinte.