Pular para o conteúdo principal

Equipamentos culturais da PBH na Pampulha entram no clima do Carnaval
Iandry Ferreira/Divulgação

Equipamentos culturais da PBH na Pampulha entram no clima do Carnaval

criado em - atualizado em

Belo Horizonte será sinônimo de Carnaval em fevereiro. E, neste mês, o clima da maior festa popular do país também invade a programação dos equipamentos da Prefeitura de Belo Horizonte na Pampulha, que promovem uma série de atividades educativas e culturais inspiradas nesse momento de pura alegria, com a realização de oficinas temáticas e bailes para crianças e adultos.

Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha,  realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelo Museu de Arte da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, em exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.

Abrindo as atividades do mês, no dia 3 de fevereiro, às 15h, o Museu Casa Kubitschek  realiza a ação Carnaval na Pampulha: Ateliê Pampulha - Edição Especial: oficina de produção de estandartes. Os participantes serão estimulados a refletir sobre os símbolos da Pampulha e criar estandartes que dialoguem com a região, considerando as edificações, fauna, flora e pessoas que constroem este local tão significativo para a cidade. É necessário inscrição prévia pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

A Casa do Baile também entra no clima do festejo e, no dia 8 de fevereiro, a partir das 17h, convida o público para o “Baile do Pitangomangolotango”, matinê pré-carnavalesca, aberta ao público em geral, inserida no contexto de bailes de ativação da exposição "Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile", com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli. O evento será realizado na área externa, próximo aos jardins de Burle Marx, e o nome faz referência ao drink preferido do paisagista, uma mistura de pitanga e vinho tinto, celebrando a cultura brasileira.

Para comandar o baile, o músico Henrique Jotta relembra as imortais marchinhas e os sambas inesquecíveis do passado, fazendo uma alusão aos carnavais que já ocorreram na Casa do Baile, antes de se transformar em centro de referência, conforme apresentado no vídeo do núcleo histórico da exposição. O público será convidado a ir fantasiado com o tema “jardim brasileiro”. Não é necessário fazer inscrição para participar. Informações pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

Os pequenos foliões também terão um momento especial na programação de Carnaval na Pampulha. No dia 17 de fevereiro, às 10h, o Museu Casa Kubitschek realiza um bailinho de Carnaval com o Bloco Xibiuzinho, que se apresenta desde 2016, levando muita animação e alegria para o público infantil na regional Pampulha. Para incrementar ainda mais a festa, será oferecida uma oficina de produção de máscaras, inspiradas na fauna da Pampulha: jacaré, capivara, peixes e pássaros serão representados por meio das criações. A atividade é aberta ao público e não é necessário realizar inscrição para participar. Informações pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

E como todo Carnaval tem seu fim, a programação especial se encerra no dia 24, às 10h, com a ação Visita mediada à exposição “Trama: Processos Educativos na Pampulha” - Edição Especial: Carnaval, festas populares e “O lazer que mora em mim”, com oficina de desenho criativo. Para essa atividade, o Educativo do MCK convida a todos os interessados para uma visita mediada à mostra em uma edição especial que irá abordar as festas populares, retratadas nos bordados pelas artistas do projeto Bordando Memórias, e refletir a respeito da importância do Carnaval para a história da Pampulha e a relação desse movimento popular com a memória afetiva da cidade.

Ao fim da visita, os visitantes serão convidados a expressar as suas emoções e relações com a festa do Rei Momo por meio de uma oficina de desenho criativo. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

ATIVIDADES FOCAM ACERVO DO MAP NA CASA FIAT DE CULTURA

A exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, que segue aberta à visitação no espaço localizado na Praça da Liberdade, ganha novos desdobramentos em fevereiro com as atividades do Educativo do Museu de Arte da Pampulha.  Estão programadas duas visitas mediadas e um ateliê criativo em diálogo com as obras que integram a mostra.

No dia 3 de fevereiro, às 11h, na Casa Fiat de Cultura, a ação Visita mediada - percursos temáticos: mulheres gravadoras apresenta as obras em diversas técnicas de gravuras realizadas por artistas mulheres presentes na exposição e ressalta a evolução da técnica ao longo da história, além de discutir as mudanças a partir de inovações tecnológicas e compartilhar com o público o processo criativo das artistas gravuristas presentes na exposição, entre elas Lotus Lobo, Misabel Pedrosa, Yara Tupinambá, Vera Chaves Barbosa e Mary Vieira.

Já no dia 17 de fevereiro, às 14h, também na Casa Fiat de Cultura, a Visita mediada - percursos temáticos: feitos de chão lança um foco sobre as obras em cerâmicas que compõem a exposição. Para isso, o Educativo propôs um passeio pelas obras conversando acerca das técnicas presentes no manejo do barro e nas escolhas artísticas adotadas na exposição. A seleção caminha entre as obras de Antônio Poteiro, Ana Quirino e Pelos Presépios de Minas, cerâmicas do Vale do Jequitinhonha,  entre outras.

Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas na Casa Fiat de Cultura, sem necessidade de inscrição prévia. Informações pelo e-mail map.educativo@pbh.gov.br.