16 January 2025 -
Os equipamentos municipais de cultura de Belo Horizonte continuam a programação especial de férias nas próximas semanas com atrações em todas as regionais da cidade. As atividades como oficinas, apresentações de teatro, exibição de filmes, brincadeiras, rodas de leitura, aulas de bordado e contação de histórias acontecem em museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e outros espaços destinados ao público de todas as idades, com entrada gratuita ou a preços populares. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.
Centros Culturais
Os centros culturais realizarão durante todo o mês de janeiro oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, mostras de cinema, contação de histórias, entre outras ações que estimulam a convivência e o acesso à cultura. Entre elas, no Centro Cultural Alto Vera Cruz acontecerá a Semana de Cinema, com sessões de filmes com classificação livre, em 21 de janeiro, às 14h. Haverá também a Semana da Gravura, com produção de zines com colagens, desenhos e pinturas, nos dias 22, 23 e 28, às 14h.
O Centro Cultural Bairro das Indústrias, por sua vez, receberá as Sextas Mágicas, um dia de jogos de tabuleiro, bingo, PS2 e muito mais, com lanche compartilhado. A atividade será nos dias 17, 24 e 31, sextas-feiras, às 14h. No Centro Cultural Lindéia Regina, o Projeto Cordelteca realiza troca de ideias com esses autores sobre arte de fazer cordel na terça-feira (21), às 14h. Já o Centro Cultural Salgado Filho recebe a oficina de musicalização infantil para o desenvolvimento da percepção rítmica e melódica das crianças. A atividade é voltada para o público de 8 a 12 anos, nas quartas-feiras 22 e 29, das 17h às 18h. Confira a programação de férias completa e participe.
Bibliotecas
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) é um lugar de encontro para pessoas de todas as idades e, sobretudo, de promoção da leitura, da escrita e de valorização da literatura em suas diversas formas de expressão. No mês de janeiro, a BPIJ-BH organiza uma série de atividades para crianças e suas famílias, como a Leitura no Colo, uma apresentação artística e de vivências literárias para bebês, com mediação de Juliana Daher. A atividade gratuita acontecerá nos sábados 18 e 25, às 10h.
Para jovens e adultos, a Biblioteca sediará a Prosa Poética, voltada ao exercício de criatividade e troca de ideias e experiências entre escritores aprendizes. A mediação será feita pela equipe da BPIJ-BH, nas terças-feiras 21 e 28, às 10h. A atividade é gratuita. Soma-se à programação para o público jovem e adulto o Clube de Leitura, em que uma vez por mês é discutido um livro da Biblioteca. Em janeiro, o encontro acontecerá na quarta-feira (29), às 15h, e a discussão será sobre o livro “A Cabeça do Santo", de Socorro Acioli.
Com cerca de 15 atrações ao longo das férias de janeiro, a Biblioteca traz essas e muitas outras atividades para incentivar a leitura e a escrita em todas as idades, com uma programação intensa e aberta ao público de forma gratuita. Além das atrações, o espaço localizado no edifício do Centro de Referência das Juventudes, na Praça da Estação, é também local de empréstimo domiciliar gratuito de livros, de lançamento de obras e de visitas mediadas, às terças (manhãs) e às quintas (manhãs e tardes), para turmas escolares, mediante agendamento.
Cinema
No Cine Santa Tereza, a “Mostra Tela em Transe: desertos em cena” apresenta, no mês de janeiro, uma seleção de filmes cuja ação, ou parte dela, está ambientada em áreas desérticas e áridas. É a chance de conferir na telona filmes como Duna 1 (2021) e Duna 2 (2024), de Dennis Villeneuve; Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985), de George Miller; Nomadland (2021) de Chloé Zhao; Django Livre (2012) de Quentin Tarantino, dentre outros títulos. A Mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.
Já a programação infantil de férias apresenta, de quarta a sexta-feira, animações para o público mirim. E o Especial de férias, aos finais de semana, traz vários títulos para as famílias, além de animações inéditas no Cine Santa Tereza. A seleção traz obras como Garfield: Fora de Casa (2024); Snoopy e Charlie Brown - Peanuts, o Filme (2016); Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007), Castelo Rá-tim-bum, o filme (1999), dentre outras. A Sessão Azul – voltada para todos os públicos, com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo – exibe, no dia 01/02, a animação Wish: O Poder dos Desejos (2023).
Museus
Atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos seguem acontecendo ao longo do mês de janeiro nos museus municipais de Belo Horizonte. No Museu Casa Kubitscheck, a equipe educativa do Museu de Arte da Pampulha convida para uma oficina de colagem criativa inspirada em imagens das obras do acervo do MAP e do Conjunto Moderno da Pampulha, em 30 de janeiro, às 14h.
Também no Museu Casa Kubitschek o público infantil de 6 a 10 anos está convidado para uma aventura de aprendizado e diversão no Jardim de Burle Marx, no dia 29, às 14h. Nela, as crianças terão a oportunidade de se envolver em brincadeiras educativas que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do cenário deslumbrante deste icônico jardim, sendo estimuladas a explorar o mundo ao seu redor, descobrindo os segredos da flora e fauna do jardim, enquanto aprendem sobre curiosidades do Museu.
No centro, o Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH receberá a oficina "Bordando o Som", que terá como foco a criação de peças bordadas inspiradas nas músicas, letras e ícones da Bossa Nova. A atividade acontecerá no dia 18, às 14h. O Museu da Moda, por sua vez, realizará a oficina de brincadeiras africanas e afro-brasileiras, com vivências lúdico-culturais para aproximar as crianças de sua ancestralidade através de jogos e brincadeiras. A oficina acontecerá às 10 horas do dia 25, com inscrições pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br. Também no MUMO, a oficina Bandinha da Clara estimulará a construção de instrumentos musicais com material reciclado, desenvolvendo socialização por meio das artes, às 10h do dia 18. As vagas também são limitadas e as inscrições estão disponíveis pelo mesmo e-mail.
Já no Museu Abílio Barreto, a oficina de Pop Up na cidade, que propõe abordar as características arquitetônicas do antigo Arraial do Curral Del Rei, que deu origem à cidade de Belo Horizonte, será no dia 30, às 14h30. Na ocasião, crianças a partir de 10 anos farão, por meio da técnica do pop-up, experimentos de criação visual para refletir sobre como a paisagem se altera com o passar do tempo.
Teatros
Um dos destaques da programação de férias em Belo Horizonte é a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que acontecerá nos teatros municipais da cidade e em outros espaços culturais da cidade e da região metropolitana. No Teatro Marília, para o público infantil, as peças “A Festa dos Bichos do Cerrado”, nos dias 25 e 26; e “O Pequenino Grão de Areia”, nos dias 18 e 19. Já a peça para o público adulto “Vincent - um solo de amor”, sobre o pintor Van Gogh, está marcada para 16 a 19 de janeiro.
O Teatro Francisco Nunes também receberá uma série de espetáculos para todas as idades e interesses. A peça “Deboche - A Comédia” estará em cartaz todos os sábados de 18 de janeiro a 15 de fevereiro; e, para as crianças, os clássicos “Os 3 Porquinhos” (25 e 26 de janeiro e 15 e 16 de fevereiro), “O mágico de Oz” (18 e 19 de janeiro), “As Aventuras de Dom Quixote” (1 e 2 de fevereiro), e “Moana” (8 e 9 de fevereiro) também estão na programação.
O terceiro teatro municipal que acolherá a 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em Belo Horizonte este ano é o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. Localizado na região noroeste, o teatro receberá peças como “A eterna 5ª série B”, em 31 de janeiro, às 20h, e o teatro infantil “O grande vale dos dinossauros” de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, e vários outros espetáculos.
Os ingressos da 50ª Campanha de Popularização podem ser adquiridos antecipadamente pelo site vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc pelo preço popular de R$25, ou nas bilheterias dos teatros, duas horas antes das apresentações, com valores que variam de acordo com o espetáculo.
Serviço
Programação Especial de Férias | Espaços culturais
Local: Equipamentos culturais da FMC, Belo Horizonte - MG
Programação Completa: Portal Belo Horizonte