Pular para o conteúdo principal

Entre 2022 e 2023 PBH emite mais de 10 mil certificados em cursos de tecnologia
Divulgação/PBH

Entre 2022 e 2023 PBH emite mais de 10 mil certificados em cursos de tecnologia

criado em - atualizado em

Em menos de dois anos a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel emitiu mais de 10 mil certificados em cursos gratuitos de tecnologia. Os números atestam o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte em capacitar a população da cidade para as demandas do mundo moderno. Só neste ano foram mais de 5 mil certificações.

Os cursos do Programa de Inclusão Digital são uma oportunidade para quem deseja aprimorar os conhecimentos em tecnologia ou se capacitar digitalmente para o mercado de trabalho. Com opções tanto presenciais quanto on-line, a PBH se adaptou às necessidades e preferências dos alunos, tornando o aprendizado acessível a todos.

O sucesso dessa ação pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a qualidade do conteúdo oferecido, instrutores qualificados, dedicação da equipe de Inclusão Digital da Prodabel, que proporciona uma experiência de aprendizado, e a oferta de cursos que atendam a públicos com diferentes perfis. Além disso, o apoio contínuo ao cidadão com a garantia de bilhete social e lanche para os cursos presenciais e com trabalho desenvolvido pela central de atendimento ao aluno, tem sido essencial para que eles possam se dedicar às aulas e concluir com êxito as formações.

Para a diretora de inclusão digital da Prodabel, Milla Fernandes, os números alcançados demonstram a demanda de pessoas que querem se desenvolver e buscam o conhecimento que antes não era acessível. “São muitas oportunidades no mercado de trabalho para profissionais que dominam ferramentas tecnológicas. Os cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura possuem linguagem e plataforma de ensino que podem ser compreendidos facilmente por qualquer pessoa." afirma a diretora. 

Capacitar a população para o digital pavimenta o caminho para um futuro onde a tecnologia é um instrumento para o progresso coletivo. O acesso digital proporciona aprendizado contínuo, desenvolvimento de habilidades, networking e preparação para um mercado profissional competitivo. Os cursos de tecnologia para idosos facilitam a comunicação, o acesso a serviços de saúde e a participação social. 

Para as mulheres, as aulas desempenham um papel vital na promoção da igualdade de gênero, permitindo o acesso a informações, educação e oportunidades de trabalho que antes poderiam ser limitadas. Dessa forma a PBH molda um caminho promissor para a cidade, onde o poder transformador da tecnologia é acessível a todos.

Os cursos ofertados na modalidade EaD são: Introdução às novas tecnologias, Ferramentas para home office, Planilhas eletrônicas, Criação de sites, Programação Web 1 - HTML e CSS, Programação Web 2 - Introdução à lógica de programação e Javascript, Programação Web 3 - Banco de dados MySQL, Programação Web 4 – PHP, Empreendedorismo digital, Mudanças Climáticas e Educação ambiental e resíduos eletroeletrônicos. Já as capacitações disponíveis em aulas presenciais são: Montagem e Manutenção de computadores, Informática aplicada no mercado de trabalho, Infraestrutura de Telecomunicações e Rede de Computadores, Informática Básica e Introdução à Robótica.

Para fazer as inscrições e conhecer os pré-requisitos de cada curso, basta acessar o site ead.pbh.gov.br, clicar em EAD Cidadão e, na sequência, em cursos abertos e escolher a qualificação desejada.