Pular para o conteúdo principal

Homem palestra,  com cartaz na mão, para mais de oito pessoas, sentadas em uma sala.
Foto: Lidiane Sant'Ana/PBH

Encontros para Conferência de Assistência Social motivam debates no Barreiro

22/07/2019 | 20:52 | atualizado em 25/07/2019 | 09:37
Apresentar as siglas mais utilizadas no dia a dia das equipes de assistência social é uma das iniciativas adotadas pela da Prefeitura de Belo Horizonte para preparar os usuários para as discussões a serem realizadas durante a Conferência Municipal da Assistência Social. Em toda a cidade, usuários, membros da Comissão Local da Assistência Social e trabalhadores estão promovendo encontros preparatórios. Na Regional Barreiro foram programados três encontros preparatórios mensais. O primeiro foi realizado em maio e o segundo em 26 de junho. O próximo está programado para o dia 31 de julho, às 14h.
 

Nos encontros é enfatizada a importância da participação do usuário para a manutenção e o avanço nas políticas. O objetivo é lançar luz sobre as principais questões a serem discutidas nos quatro eixos propostos para a conferência. Os participantes são encorajados a se posicionarem e exporem verbalmente suas experiências e expectativas em relação ao Sistema Único da Assistência Social.  

 

Entre os recursos utilizados pela equipe para promover as discussões, foram usadas diversas imagens impressas. Os participantes foram convidados a escolher as figuras expostas numa mesa e correlacioná-las com os eixos de discussão da conferência: o papel das políticas sociais; diversidade e inclusão; integralidade e intersetorialidade e financiamento e gestão democrática.

 

Os participantes levantaram questões como inclusão, autismo, respeito ao idoso, violação de direitos dentro de casa, acolhimento e cuidado com as crianças, importância da votação, valor do núcleo familiar, violência, retirada de direitos dos mais pobres, indígenas, respeito cultural, terras, inclusão, trabalho infantil, preconceito e violação de direitos.

 

Os encontros preparatórios são realizados no Complexo Esportivo Milionários (rua David Fonseca, 1346, Milionários). A Conferência Regional de Assistência Social será realizada no dia 24 de agosto.


Últimas Notícias

Duas crianças estão de pé, segurando suas bicicletas, acompanhadas por adulto, também de pé. Ao fundo, pessoas passeiam, durante o dia. Bossa nova, blues, jazz e carnaval no BH é da Gente do dia 17/11

Apresentações musicais, oficina de circo, circuito de bike e brincadeiras tradicionais são as atrações do BH é da Gente do dia 17/11.

14/11/2019 | 19:03
Mapa da operação de trânsito Operação especial na Rodoviária em função do feriado de 15/11

A BHTrans realiza, de 13 a 18/11, intervenções operacionais no trânsito na região da Rodoviária organizar e garantir a fluidez de veículos.

12/11/2019 | 16:06