Pular para o conteúdo principal

Homem palestra,  com cartaz na mão, para mais de oito pessoas, sentadas em uma sala.
Foto: Lidiane Sant'Ana/PBH

Encontros para Conferência de Assistência Social motivam debates no Barreiro

22/07/2019 | 20:52 | atualizado em 25/07/2019 | 09:37
Apresentar as siglas mais utilizadas no dia a dia das equipes de assistência social é uma das iniciativas adotadas pela da Prefeitura de Belo Horizonte para preparar os usuários para as discussões a serem realizadas durante a Conferência Municipal da Assistência Social. Em toda a cidade, usuários, membros da Comissão Local da Assistência Social e trabalhadores estão promovendo encontros preparatórios. Na Regional Barreiro foram programados três encontros preparatórios mensais. O primeiro foi realizado em maio e o segundo em 26 de junho. O próximo está programado para o dia 31 de julho, às 14h.
 

Nos encontros é enfatizada a importância da participação do usuário para a manutenção e o avanço nas políticas. O objetivo é lançar luz sobre as principais questões a serem discutidas nos quatro eixos propostos para a conferência. Os participantes são encorajados a se posicionarem e exporem verbalmente suas experiências e expectativas em relação ao Sistema Único da Assistência Social.  

 

Entre os recursos utilizados pela equipe para promover as discussões, foram usadas diversas imagens impressas. Os participantes foram convidados a escolher as figuras expostas numa mesa e correlacioná-las com os eixos de discussão da conferência: o papel das políticas sociais; diversidade e inclusão; integralidade e intersetorialidade e financiamento e gestão democrática.

 

Os participantes levantaram questões como inclusão, autismo, respeito ao idoso, violação de direitos dentro de casa, acolhimento e cuidado com as crianças, importância da votação, valor do núcleo familiar, violência, retirada de direitos dos mais pobres, indígenas, respeito cultural, terras, inclusão, trabalho infantil, preconceito e violação de direitos.

 

Os encontros preparatórios são realizados no Complexo Esportivo Milionários (rua David Fonseca, 1346, Milionários). A Conferência Regional de Assistência Social será realizada no dia 24 de agosto.

Últimas Notícias

Rapaz conversa com mulher, ambos sentados, com um computador ao meio, em imagem desfocada. À frente, com foco, carteira de trabaho. ​​​​​​​Sine oferta 70 vagas de emprego para segunda-feira, dia 26/8  

São 49 vagas que exigem experiência, 15 para pessoas com deficiência e experiência e 6 para pessoas com deficiência sem experiência. 

23/08/2019 | 18:55
Criança pula corda na Savassi, pessoas transitam ao fundo. BH é da Gente oferece ioga, shows musicais e contação de histórias no dia 25/8

Com o intuito de diminuir o estresse do dia a dia, o grupo Yoga no Asfalto vai ministrar uma sessão no coração da Savassi, no domingo. 

23/08/2019 | 00:10