Pular para o conteúdo principal

Onça parda está sentada em uma sala de estar. Fotografia faz parte do projeto “Foto em Pauta”, que acontece em julho nos centros culturais de BH. Foto: João Castilho
Foto: João Castilho

Encontros em centros culturais debatem fotografia

criado em - atualizado em

Os centros culturais da Fundação Municipal de Cultura recebem durante o mês de julho quatro encontros do projeto “Foto em Pauta”, com grandes nomes da fotografia belo-horizontina. A intenção do projeto é debater com o público aspectos da fotografia contemporânea. Participam dos encontros os fotógrafos Miguel Aun (dia 4, 19h30, CC Salgado Filho), Pedro David (dia 5, 19h30, CC Urucuia), João Castilho (dia 12, 19h, CC Padre Eustáquio) e Bruno Figueiredo (dia 27, 19h, CC Pampulha). A entrada é gratuita.

 

Nos encontros, o público tem a chancede conhecer as obras de grandes fotógrafos e também conversar com os artistas, esclarecendo as ideias que os levaram nesta ou naquela direção e entender como foram feitos os trabalhos. Durante cerca de duas horas, há projeção das fotos comentada pelo artista seguida por debate aberto ao público e conduzido pelo coordenador do projeto, o fotógrafo e professor Eugênio Sávio.

 

O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte Fundação Municipal de Cultura. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural do Memorial Minas Gerais Vale e Plan B Comunicação Online.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 4 de julho, terça-feira, às 19h30

Local: Centro Cultural Salgado Filho (Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho – 3277-9625)

Fotógrafo: Miguel Aun

Miguel Aun formou-se em Engenharia Elétrica pela UFMG e fez mestrado em Física Nuclear. Passou a dedicar-se exclusivamente à fotografia na década de 70. Seu trabalho pessoal é voltado principalmente a retratar Minas Gerais, sua gente, sua cultura e suas paisagens. Profissionalmente, atua nas áreas de fotografia publicitária e editorial. Seu arquivo reúne cerca de 20 mil imagens e possui fotos nos acervos do MASP e Itaú Cultural. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, recebeu prêmios nacionais e internacionais e ilustrou importantes livros.

 

Dia 5 de julho, quarta-feira, às 19h30

Local: Centro Cultural Urucuia (Rua W3, 500, Urucuia – 3277-1531)

Fotógrafo: Pedro David

Formado em jornalismo pela PUC Minas, Pedro David cursou também pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG. Dedica-se a interpretar, através de diversas vertentes da fotografia, as relações entre o homem e seu ambiente. Publicou em abril de 2008, pela editora Cosac Naify, o livro “Paisagem Submersa”, em 2012, “O Jardim”, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, e, em 2013, “Rota Raiz”, pela editora Tempo D’Imagem.

 

Dia 12 de julho, quarta-feira, às 19h

Local: Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio – 3277-8394)

Fotógrafo: João Castilho

João Castilho trabalha com fotografia, vídeo, escultura e instalação. Seus trabalhos tem inspiração na literatura, na arte, na cultura popular, na atualidade e em sua própria história oscilando entre a memória pessoal e coletiva. João explora temas existenciais e políticos da vida e da morte, do bem e do mal, da inocência e da culpa, da pulsão e do medo.

 

Dia 27 de julho, quarta-feira, às 19h

Local: Centro Cultural Pampulha (Rua Exp. Paulo de Souza, 185, Urca – 3277-9292)

Fotógrafo: Bruno Figueiredo

Bruno Figueiredo é jornalista e integra as equipes do coletivo “Erro99” e da produtora “Área de Serviço”. Como repórter fotográfico trabalhou para os jornais O Tempo, Super Notícia e Pampulha e já colaborou com veículos como BBC Brasil, Vice Brasil, Folha de S. Paulo, Isto É, Veja BH. Teve fotos incluídas no livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro” nas edições de 2009 a 2013 e 2015. Participou da fundação do coletivo de arte ativismo “Nós-Temporários” e foi palestrante no TEDxBeloHorizonte2014.