28 June 2017 -
A Secretaria Municipal de Políticas Sociais (SMPS), por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), inicia o processo conferencial da Política Pública de Assistência Social em Belo Horizonte, com três encontros temáticos e nove pré-conferências regionais. O primeiro encontro acontecerá no Museu da Imagem e do Som (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Teresa), das 13h às 17h, nesta quinta-feira, dia 29, com o tema “Adolescência e Juventude”.
O objetivo das pré-conferências é pautar as especificidades locais, regionais, de público e de território; visando subsidiar a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá nos dias 21 e 22 de julho, no Minascentro.
As pré-conferências são voltadas para os usuários da Assistência Social, como beneficiários do Bolsa Família; do Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias acompanhadas pelos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) e pelos CREAS (Centros Especializados de Assistência Social); pessoas idosas; população em situação de rua; adolescentes e jovens; além dos trabalhares do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dos representantes das entidades e organizações não governamentais de Assistência Social.
Durante os encontros, os participantes irão eleger, a partir dos quatro eixos temáticos, propostas que serão encaminhadas para a plenária final e, posteriormente, levadas à etapa municipal da Conferência Municipal. Na oportunidade, ainda serão eleitos os delegados que representarão os segmentos e as regionais.
A Conferência Municipal de Assistência Social é realizada a cada dois anos, e nas pré-conferências são esperadas cerca de 200 pessoas. Para o secretário municipal adjunto de Assistência Social, José Crus, os encontros são uma oportunidade de conferir e construir com os cidadãos as prioridades para a gestão municipal, no âmbito da Assistência Social. “Está em curso um trabalho robusto de reordenamento e de regulação dos serviços socioassistenciais para a população em situação de rua. Portanto, as pré-conferências são estratégicas para ouvirmos e entendermos quais são as demandas dos nossos públicos e as especificidades locais e territoriais, para que possamos seguir fortalecendo e consolidando a nossa política e o SUAS, promovendo uma entrega qualificada dos nossos serviços socioassistenciais”, explicou o secretário.
Confira as datas e endereços das pré-conferências nas regionais:
29/6 - Quinta-Feira
13h - Adolescência e Juventude (Setorial)
Local: Mis Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Teresa.
1/7 – Sábado
8h – Região Noroeste
Local: Fábrica de Artes - Rua Formiga, 450 – Lagoinha.
8h - Região Oeste
Local: E.M. Hugo Werneck - Rua Oscar Trompowsky, 1.372 - Vila São Jorge.
8h – Região Venda Nova
Local: Faculdade Kennedy - Rua José Dias Vieira, 46 - Rio Branco.
8h - Região Pampulha
Local: E.M. Dom Orione - Av. Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500 - Ouro Preto.
6/7 – Quinta-Feira
13h - Região Norte
Local: Cras Novo Aarão Reis - Av. Risoleta Neves, 347 - Novo Aarão Reis.
8/7 - Sábado
8h - Região Leste
Local: Centro Mineiro de Referência Em Resíduos – CMRR - Av. Belém, 40 - Esplanada.
8h - Igualdade Racial (Setorial)
Local: Centro De Referência Da Juventude - Rua Guaicurus, 112 - Centro.
8h - Região Barreiro
Local: PUC Barreiro - Av. Afonso Vaz De Melo, 1200 - Barreiro.
8h - Região Nordeste
Local: E.M. Carlos Lacerda - Rua Princesa Leopoldina, 490 - Ipiranga.
11/7 – Terça-Feira
14h - População de Rua (Setorial)
Local: Centro de Referência Da Juventude - Rua Guaicurus, 112 - Centro.
13/7 – Quinta-Feira
13h – Região Centro Sul
Local: Centro Universitário Una - Campus Aimorés - Rua dos Aimorés, 1451, Auditório - Lourdes.