4 September 2025 -
O Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP) recebe neste sábado (6), a partir das 11h, o evento “Encontros com a Cultura Popular: guardas de congado e de reinado”. A programação é gratuita, aberta a todos os públicos e não requer retirada antecipada de ingressos. O encontro reúne oficinas, exposição de fotos, feira de artesanato, bate-papo e apresentações musicais.
Entre 11h e 17h30, os participantes poderão aproveitar oficinas e vivências de percussão, canto e danças do congo e moçambiques com o professor André Taques, feira gastronômica e de artesanato, além da exposição “Tem Mulher Sim Senhor”, com fotos das mestras de grupos de congado de Belo Horizonte, com curadoria da Capitã Izadora.
Às 13h acontece a “Conversa ao Pé do Fogão”, ação do CRCP que valoriza a prática ancestral de reunir pessoas em torno do fogão a lenha para compartilhar saberes da cultura popular, transmitidos de geração em geração. Nesta edição, o projeto promove uma roda de diálogo com capitães e capitãs das guardas sobre identidade, fé e preservação cultural.
Às 15h, os cortejos das guardas percorrem as alamedas do Parque Lagoa do Nado, acompanhados de cortejo de berimbaus com Mestre Dunga. O encerramento será às 16h30, com o show da cantora e intérprete Ana Sabinna.
O evento é uma realização conjunta do projeto “Conversa ao Pé do Fogão” e do “Festejos na Lagoa”, encontro no CRCP que celebra e preserva tradições culturais de Belo Horizonte e da região, com apresentações artísticas, encontros temáticos e ações de valorização de expressões culturais.
Memórias e ritmos
Entre as confirmadas no encontro estão a Guarda de Marujos de São Cosme e Damião; a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário; a Irmandade Nossa Senhora do Rosário: Guarda de Moçambique; Irmandade Nossa Senhora do Rosário Vila Santo André; Guarda do Congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário; Grupo Cordão de Ouro; e Eu, Bahia A Senzala.
A iniciativa integra um ciclo de valorização da cultura popular que teve um marco importante na última Virada Cultural de Belo Horizonte, em agosto, quando foi celebrada a titulação dos Saberes do Rosário como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. As festas e práticas do Reinado e Congado no Brasil foram reconhecidas, por unanimidade, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Programação completa
Sábado (6)
Das 11h às 17h30
- Feira gastronômica e de artesanato
- Oficinas e vivências práticas sobre percussão, canto, danças do congo e moçambiques | André Taques
- Exposição “Tem Mulher Sim Senhor | Capitã Izadora (curadora)
13h
Conversa ao pé do fogão | Roda de conversa com capitães das guardas
15h
Cortejo das guardas pelas alamedas do Parque Lagoa do Nado e cortejo de berimbaus com Mestre Dunga
16h30
Show | Ana Paula Sabinna (Tenda do Casarão)
Serviço
Encontros com a Cultura Popular: guardas de congado e de reinado
Dia: sábado (6), das 11h às 18h30
Classificação: livre
Entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos
Local: Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã)