Pular para o conteúdo principal

Prefeito participa de confraternização anual do Programa Vida Ativa

criado em - atualizado em

Cerca de três mil pessoas acompanharam o show de Moacyr Franco no Encontro Vida Ativa, realizado na tarde desta quarta-feira, dia 28, na arena do Minas Tênis Clube, no Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

O encontro é a confraternização anual do Vida Ativa, um programa realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e voltado para idosos e adultos, a partir de 50 anos.

 

Antes do show, 2700 usuários do Vida Ativa receberam lanche, água mineral e uma camisa do programa. Acompanhado da primeira-dama Ana Laender, o prefeito Alexandre Kalil prestigiou o evento e falou ao público. “Fiz questão de passar aqui para dizer a todos vocês que estamos levando um novo jeito para a Prefeitura de Belo Horizonte. O que está sendo feito no programa Vida Ativa é feito para vocês. Para gente que trabalhou muito por Belo Horizonte, que construiu essa cidade e que continua alegrando essa cidade. O programa Vida Ativa é do povo. E não fazemos mais do que nossa obrigação, que é governar para o povo de Belo Horizonte. Somos obrigados a contribuir para essa gente que sempre contribuiu muito para essa cidade se tornar o que ela é hoje”, afirmou.

 

Ao lado do prefeito e da primeira-dama, o secretário municipal de Esportes, Elberto Furtado, parabenizou a todos os usuários do programa. “Vocês são a razão do Vida Ativa. Sem vocês, nada disso seria possível”.

 

Moacyr Franco, de 82 anos, iniciou a apresentação às 14h20 mostrando logo de cara que faria um show interativo e bem-humorado. Ele percorreu toda a quadra no meio do público antes de ir ao palco. Em seguida, o artista, que já atuou como ator e apresentador de TV, abriu a apresentação com “Eu nunca mais vou te esquecer” e começou a desfilar os sucessos alcançados em 60 anos de carreira como cantor e compositor.

 

Moacyr Franco passou a maior parte do show junto ao público, cantando em uma pequena plataforma instalada no meio da quadra da arena. Brincou, distribuiu beijos e contou casos durante toda a apresentação.

 

Ele cantou músicas em homenagem à memória de Nelson Ned e Jerry Adriani e encerrou o show com duas composições próprias e verdadeiros hits, “Seu amor ainda é tudo” e “Ainda ontem chorei de saudade”, contando com o coro da plateia.

 

“Ele é sensacional e me lembra muito a minha juventude. Sou fã, sempre gostei e acompanhei a carreira dele ”, disse a artesã Maria das Graças.

 

Aos 71 anos, Maria faz parte do Vida Ativa em um núcleo do bairro São Gabriel, região Nordeste de Belo Horizonte, e estava acompanhada de duas colegas que também frequentam o programa da Prefeitura, Juvenina Martins, 72, e Adélia Pinto Coelho, 67. Após o show, Moacyr Franco se colocou à disposição da tietagem. “Vou ficar ali no canto, perto do palco, para dar beijo e fazer selfie com todo mundo que quiser”, brincou ele.


 

Expansão

Com atividades físicas, recreativas e de lazer oferecidas a adultos e idosos, o Vida Ativa busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes.

 

Desde 2017, o programa vem passando por expansão. Somente em 2018, a atuação dele foi ampliada de 42 para 46 núcleos regionalizados, elevando o número de usuários de 2.800 para 3.200. As aulas coletivas de ginástica, jogos, brincadeiras e danças são planejadas e orientadas por profissionais de educação física.

 

O Vida Ativa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.