Pular para o conteúdo principal

Belo Horizonte
Divulgação: Daniel Silva Queiroga

Encontro do Arquivo Público de Belo Horizonte discute a Lagoinha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, no dia 9 de agosto, às 14h, a palestra do “Encontro de Formação do Educativo APCBH”, com o professor e pesquisador Daniel Silva Queiroga. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, acontece no Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), localizado na Rua Itambé, 227, bairro Floresta. Para participar, os interessados devem se inscrever previamente pelo e-mail educativoapcbh@pbh.gov.br. Os inscritos receberão certificado de participação. A entrada é gratuita.

 

Intitulada “Lagoinha: história, memória e patrimônio cultural de Belo Horizonte”, a palestra irá abordar a questão do patrimônio cultural, a importância da região para a história da cidade e a possibilidade de circuitos culturais com vistas à educação patrimonial. Daniel Silva Queiroga dedica-se a pesquisas relacionadas ao patrimônio cultural de Belo Horizonte, em especial a região da Lagoinha. É doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, membro da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico da OAB/MG e autor do livro “Nossas Ruas, Nosso Patrimônio (In)Visível: Dicionário Toponímico da região da Lagoinha”, de 2021.

 

Encontro de Formação do Educativo APCBH

 

O “Encontro de Formação do Educativo APCBH” é uma ação de educação patrimonial do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. A atividade é em formato de palestra, direcionada a professores do ensino fundamental, estudantes de graduação e mediadores culturais de centros de memória, museus e arquivos, bem como demais interessados. Os encontros discutem questões relacionadas à educação, à memória, ao patrimônio, à mediação, assim como temas relacionados a Belo Horizonte. Os ouvintes das palestras recebem um certificado de participação.