Pular para o conteúdo principal

Fachada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com luzes natalinas e carrossel à frente, também iluminado, no início da noite.
Foto: Adão de Souza/PBH

Encerramento do Natal Gentileza apresenta Folia de Reis no hall da Prefeitura

criado em - atualizado em

A programação do Natal Gentileza, realizado pelo Movimento Gentileza, será encerrada na próxima segunda-feira, dia 6/1, quando se conclui o ciclo natalino e comemora-se o Dia de Reis. Para celebrar a data, a partir das 16h os visitantes poderão participar da tradicional Folia de Reis, com uma apresentação do Grupo Folia dos Santos Reis do Paulo VI, no hall da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Misto de festa cultural e manifestação religiosa, a Folia consiste em um ritual musical e teatral para saudar a Sagrada Família, os pastores, os animais e outras figuras que compõe o presépio, representando o papel dos reis magos que, segundo os cristãos, visitaram o Menino Jesus em seu nascimento: Belchior, Baltazar e Gaspar.

 

A apresentação será composta pelos 35 integrantes do grupo, entre crianças, jovens, adultos, senhores e senhoras, que, desde 1983, atuam com o compromisso de difundir as tradições cristãs em Belo Horizonte e região metropolitana. O evento contará com a participação de 100 idosos residentes em Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIS) da cidade, que estarão presentes prestigiando a performance artística e a decoração. 

 

Ainda na programação, o carrossel, destaque deste ano, seguirá em funcionamento até 20h, disponível para crianças a partir dos cinco anos, que tenham altura máxima de 1,30m. Até este horário, os visitantes de todas as idades poderão conferir também a exposição temática, decorada com luzes e objetos natalinos, árvores de natal, trenó, presépio e cozinha do Papai Noel, no hall interno da Prefeitura.  

 

Durante o Natal Gentileza 2019, mais de cinco mil pessoas passaram pela exposição. Este é o segundo ano do projeto, que é idealizado e realizado pelo Movimento Gentileza e conta com a parceria da empresa BHIP, concessionária de iluminação pública da capital, além do apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

 

Sobre o Movimento Gentileza

Em dois anos de atuação em Belo Horizonte, o Movimento Gentileza trabalha com a realização e apoio a diversas ações que contribuem para uma cidade mais gentil com a cena urbana e os cidadãos, sempre em parceria com o Poder Público municipal e a iniciativa privada.

Idealizado e coordenado pela voluntária social e primeira-dama do Município, Ana Laender, o Movimento é responsável por iniciativas dedicadas à requalificação do espaço urbano por meio da arte, preservação da memória da cidade e inclusão social e cultural de crianças, jovens e idosos.

 

 

SERVIÇO

 Encerramento do Natal Gentileza - Folia de Reis

Apresentação do Grupo Folia de Santos Reis do Paulo VI

6 de janeiro - Segunda-feira – 16h

Na Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1.212 – Centro)

ACESSO GRATUITO