Pular para o conteúdo principal

Encerramento da celebração de 80 anos da Pampulha reúne diversas atrações
Ricardo Laf

Encerramento da celebração de 80 anos da Pampulha reúne diversas atrações

criado em - atualizado em

A celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, tem o encerramento marcado por uma série de eventos culturais e artísticos em Belo Horizonte. Iniciada em maio de 2023 pela Prefeitura de Belo Horizonte, essa comemoração é uma oportunidade única para valorizar não apenas o patrimônio material, representado pelas icônicas obras de Oscar Niemeyer, mas também o patrimônio imaterial, que engloba a rica história e a identidade cultural da região.

Eventos como exposições, shows, palestras, seminário, lançamento de livros e documentário, proporcionarão à comunidade e aos visitantes uma imersão na história e no legado da Pampulha, reforçando o papel vital da cultura e da arte. No dia 23 de junho, a Praça da Pampulha será palco do Fecomércio Pampulha Celebra, com entrada gratuita. O evento conta com Forró Sound System, Festival “EmBrasa” com Bloco Magnólia e convidados especiais, espetáculo teatral “As Cores da América Latina”, do Amazonas, e show da cantora Fernanda Abreu, que tem como convidada especial a mineira Agusta Barna. Nos dias 25 e 26 de junho, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design receberá o Seminário Pampulha(s): Paisagens e outros horizontes, com palestras, mesas de debate, lançamento de livro, exibição de documentário e atividades educativas, além da inauguração do Projeto Moradores: Conjunto Moderno da Pampulha. No dia 27 de junho, o Museu Casa Kubitschek inaugura a exposição Traçar Moderno: construindo formas e trajetórias, e lança a publicação "Museus, Educação e Território: experiências educativas na Pampulha".

Secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância de celebrar os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha com uma programação inteiramente gratuita, que encerra as comemorações iniciadas no último ano. "A celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha é um marco significativo para Belo Horizonte, refletindo o compromisso do prefeito Fuad Noman em preservar e promover a riqueza cultural da cidade. Os eventos são uma oportunidade para que a população e os visitantes desfrutem de uma programação variada e acessível, que inclui desde espetáculos teatrais até apresentações musicais, seminário, lançamento de publicações e oficinas educativas. O Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, simboliza o espírito inovador e a riqueza artística de Belo Horizonte. Ao oferecer atividades gratuitas neste espaço, reforçamos a necessidade de democratização da cultura e da valorização de nosso patrimônio. É um momento de celebração e reconhecimento da importância deste legado histórico", afirma.

Programação

No domingo (23), a partir das 14h, acontece o Fecomércio Pampulha Celebra, na Praça Geralda Damata Pimentel (Praça da Pampulha). Com entrada gratuita sem retirada de ingressos, o evento é uma oportunidade para o público desfrutar de diversas atrações que homenageiam este ícone arquitetônico, cultural e turístico da cidade.

A programação começa às 14h com o Forró Sound System, oferecendo um aulão de forró para todas as idades, promovendo a integração e a valorização do ritmo nordestino. Às 15h, o Festival “EmBrasa” traz ao palco o Bloco Magnólia, conhecido por suas apresentações vibrantes, acompanhado por convidados especiais: a trombonista nordestina Neris Rodrigues, o maestro cubano Nestor Lombida e o performer nigeriano Idowu Akinruli.

Às 17h30, o público será presenteado com o espetáculo teatral “As Cores da América Latina”, produzido pelo grupo Panorando Cia e Produtora de Manaus (AM), integrando o FIT BH (Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte). A peça apresenta uma fusão de dança, teatro e circo, inspirada em manifestações culturais latino-americanas. Para encerrar o dia de celebrações, às 19h, a cantora carioca Fernanda Abreu traz um show que mescla pop, samba e funk carioca, com participação especial da convidada Augusta Barna. Esta celebração é promovida pelo Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Circuito Municipal de Cultura, e contam com o apoio cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através de recursos do Fundo Especial do Ministério Público - FUNEMP.

Na terça (25) e quarta-feira (26), a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design recebe o Seminário Pampulha (s): Paisagens e outros horizontes. Este seminário internacional tem como objetivo discutir a Pampulha sob diversas perspectivas, comparando-a com outras localidades protegidas pelo patrimônio. O evento conta com mesas de debate compostas por pesquisadores acadêmicos, representantes dos Pontos de Cultura localizados na Regional Pampulha, bem como cidadãos, artistas e profissionais que tratam das mudanças da paisagem urbana na cidade e sua natureza, bem como temas do cotidiano em transformação ao longo dos anos, como os modos de morar e de se alimentar.

No dia 25, a programação começa às 9h45 com uma palestra magna de abertura “Pampulha vista do ônibus: entre memória, crítica e pensamento”, conduzida por Ricardo Aleixo. Às 11h, ocorre a mesa "Vivenciando o patrimônio local: resistência, experiências e expressões", seguida pela palestra "Projeto Sondar - MPMG" com Dr. Marcelo Azevedo Maffra às 14h30. Às 16h, a mesa "Na Palma das Mãos - Pampulha. Paisagem de cada um, paisagem de todo mundo" discute a relação pessoal e coletiva com a paisagem da Pampulha. Às 17h45, será lançado o livro "Conjunto Moderno da Pampulha: Paisagem Cultural Mundial". A noite se encerra com uma apresentação da dupla de djs SaFa DJ, formada pelos djs Sandra Nascimento e Fausto.

No dia 26, as atividades começam às 9h30 com a mesa "Viver a Cidade: Os agentes transformadores da paisagem urbana". Às 14h acontece a mesa "Reflexões sobre oficina participativa experimental - Recomendação da Paisagem Urbana Histórica para o Conjunto Moderno da Pampulha". Às 16h, a mesa "Vivências na cidade: A humanidade do patrimônio" aprofunda a discussão sobre a relação humana com o patrimônio. Às 17h45h, ocorre o lançamento do documentário “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, feito a partir da exposição de mesmo nome. O dia encerra na Praça Dino Barbieri (em frente à Igreja São Francisco de Assis), às 19h, com o lançamento do documentário e da exposição Projeto Moradores - Conjunto Moderno da Pampulha, que registra a história da Pampulha através das memórias da própria população, de forma genuína e espontânea.

Encerrando as celebrações, na quinta-feira (27), às 19h, o Museu Casa Kubitschek inaugura a exposição Traçar Moderno: construindo formas e trajetórias, e lança a publicação "Museus, Educação e Território: experiências educativas na Pampulha". A exposição celebra os 10 anos do museu e convida o público a uma leitura histórica e contemporânea do acervo, com cerca de 100 itens que incluem fotografias, projeções, obras sonoras e projetos artísticos nos jardins, assinados por artistas como Haroldo Saboia, Daniel Nunes e Elisa Campos. A publicação apresenta relatos de experiências educativas integradas dos museus da Pampulha, destacando a relação entre os espaços, o território e a paisagem.

A programação reflete o compromisso de valorizar e divulgar a riqueza cultural e histórica do Conjunto Moderno da Pampulha, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o patrimônio cultural de Belo Horizonte.