Pular para o conteúdo principal

Em nova onda de calor, PBH distribuirá água para pessoas em situação de rua
Rodrigo Clemente/PBH

Em nova onda de calor, PBH distribuirá água para pessoas em situação de rua

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai distribuir, a partir desta sexta-feira (15), copos de água para a população em situação de rua, como uma das medidas para amenizar o calor e garantir a hidratação dessas pessoas no período de altas temperaturas. Mais de 10 mil unidades serão entregues nos próximos dias pela PBH. De acordo com a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar quente contribui para uma onda de calor em Belo Horizonte, com registros de temperaturas máximas em torno de 33 °C, principalmente no período da tarde até nesta segunda-feira (18). 

A entrega será feita pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.  Em suas rotinas, tendo em vista o trabalho social continuado e planejado de busca ativa e abordagem em ruas, as ações e atividades serão intensificadas. 

Além da ação emergencial, decorrente da crise climática, as equipes orientarão sobre cuidados no período de calor e as pessoas serão referenciadas e encaminhadas para as unidades que garantam acesso a água potável, banho, higienização e alimentação, além de cuidados com a saúde durante as altas temperaturas. 

A medida emergencial reforça as políticas públicas adotadas pelo município para o público. Uma delas é o atendimento nas unidades de assistência social:  os quatro Centros Pop da cidade, abrigos, repúblicas e casas de passagem. 

Além do banho, os usuários têm acesso a sanitários, estrutura para lavagem e secagem de roupas, lanche e água para beber. A população em situação de rua também tem acesso gratuito aos Restaurantes Populares da cidade todos os dias, inclusive aos finais de semana.