Pular para o conteúdo principal

Mais de dez jogadores e técnico comemoram com a taça nas mãos, em céu aberto, durante o dia.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Em decisão por pênaltis, Américo é o campeão do módulo B da Copa Centenário 2019

criado em - atualizado em

 

Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, o Américo derrotou o São Bernardo por 7 a 6 na disputa por pênaltis e conquistou o título do módulo B da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2019, no último domingo (3), em decisão realizada no Estádio Mário Ferreira Guimarães (Baleião). A competição é organizada e realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

 

O primeiro tempo terminou com o placar inalterado. O jogo estava com cara de 0 a 0 quando o São Bernardo fez boa jogada pela direita e abriu o placar, com gol de Rodrigo de Jesus, aos 37 minutos. Parecia gol de título, mas o Américo não desistiu e obteve o empate nos acréscimos, aos 50 minutos, por meio de Rafael Azevedo.   

 

Com o empate por 1 a 1, a decisão foi para a disputa por pênaltis, com vitória por 7 a 6 do Américo Futebol Clube, equipe do bairro São João Batista (região Venda Nova). 

 

O time teve a seguinte campanha para chegar ao título: 1 a 1 com o Bola de Ouro e 3 a 2 sobre o Real Inter na primeira fase; 1 a 0 sobre o Atalanta (oitavas de final); 5 a 0 sobre o Instituto Agronômico (quartas); 2 a 0 sobre o Comunidade (semi); 1 a 1 (7x6) na final com o São Bernardo.

 

O troféu de artilheiro do módulo B ficou com Junio Henrique (4 gols), atacante do São Bernardo. Já o troféu de goleiro menos vazado da categoria foi para Wellington Dione (São Bernardo), com três gols sofridos.

 

O módulo B equivale à segunda divisão do Adulto Masculino da Copa Centenário. Os quatro primeiros colocados deste ano (Américo, São Bernardo, Comunidade e Saudade) têm acesso garantido ao módulo A da competição em 2020.

 

 

Inclusão social

Um dos principais torneios amadores do Brasil, a Copa Centenário tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social dos praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.

 

Os jogos da Copa Centenário são realizados nos campos de várzea municipais de Belo Horizonte. A competição mobilizou em 2019 mais de 5.400 participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica de quase 220 clubes distribuídos em oito módulos: Infantil, Juvenil, Adulto (A, B e C), Master e Feminino Adulto, além do Feminino Sub-17, criado pela Prefeitura em 2018. 

 

Os campeões já definidos nesta temporada são o Itamarense (Infantil), São Bernardo (Juvenil), Tupinambás (Feminino Sub-17), Manchester (Feminino Adulto), Villa Real (Adulto Masculino – C) e Américo (Adulto Masculino – B). Os demais campeões (Master e Adulto Masculino A) serão conhecidos nos dias 10 e 17 deste mês, respectivamente.