Pular para o conteúdo principal

Eleição da Corte Momesca do Carnaval 2023 será no domingo, com entrada gratuita
Foto: Corte Momesca - Bruno Figueiredo

Eleição da Corte Momesca do Carnaval 2023 será no domingo, com entrada gratuita

criado em - atualizado em

Belo Horizonte vai conhecer, neste domingo (11), a Corte Real Momesca do Carnaval 2023. O evento vai eleger o Rei Momo, a Rainha e a Princesa da folia belo-horizontina, representantes que serão responsáveis por levar o espírito carnavalesco e o samba no pé a diversos eventos e agendas oficiais de promoção do Carnaval da cidade. A eleição será realizada a partir das 14h, no Espaço 54 (rua Francisco Soucasseaux Santo, 527, bairro Lagoinha). A programação, que marca a abertura das festividades do Carnaval de Belo Horizonte e faz parte das comemorações dos 125 anos da capital, é aberta ao público e tem entrada gratuita sujeita à lotação.

“A eleição da Corte Real Momesca é o pontapé inicial das festividades carnavalescas em Belo Horizonte. Rei, Rainha e Princesa serão os representantes da nossa festa durante todo o período do Carnaval. Convidamos foliões, carnavalescos e amantes do samba a comparecerem ao evento e presenciarem o marco do retorno de uma folia alegre, colorida e plural na nossa cidade”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Além da eleição da Corte Momesca, o evento deste domingo contará com a apresentação da Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, Bateria Show da Escola de Samba Canto do Alvorada e Baluartes do Samba. Na ocasião, a Belotur, em parceria com a ALIGA das Escola de Samba, também fará o sorteio da ordem de apresentação dos desfiles das Escolas de Samba pertencentes ao Grupo Especial do Carnaval de Belo Horizonte de 2023.

A eleição

A escolha da nova Corte Real Momesca teve início em novembro, com as inscrições dos interessados. No dia 29 do mês passado, foi realizada uma pré-seleção, onde 12 candidatos a Rei Momo e 13 a Rainha e Princesa se apresentaram a um júri especializado. Esta etapa selecionou oito homens e oito mulheres, que agora disputam os três postos reais.

Durante a eleição, os candidatos se apresentam com trajes definidos no edital. Eles serão avaliados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur, por quesitos como: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade. Além de receberem as faixas de reconhecimento e os figurinos oficiais da Corte, os eleitos se tornam os legítimos representantes da folia belo-horizontina e ainda recebem uma premiação no valor líquido de R$15 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$12 mil para Princesa.