23 September 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte está reforçando a inclusão nas escolas por meio da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para estudantes com necessidades complexas de comunicação. Mais de 400 profissionais da rede municipal participaram de um encontro de formação promovido pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape) na sede da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
O curso reuniu professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Referências Pedagógicas da Educação Inclusiva Regionalizada, Auxiliares de Apoio à Educação (AAE) e técnicos da Smed, com o objetivo de capacitar os servidores a atuarem de forma mais eficaz com estudantes que apresentam desafios complexos de comunicação.
A abertura contou com a participação da secretária de Educação, Natália Araújo, que destacou o potencial transformador da CAA. Mãe de cinco filhos, dois diagnosticados com autismo de graus 2 e 3, Natália compartilhou experiências sobre os avanços visíveis na comunicação e nas relações interpessoais dos filhos. “Ao capacitar nossos professores com a CAA, estamos ampliando o potencial de comunicação dos estudantes e construindo uma escola mais acolhedora e inclusiva”.
Os participantes debateram conceitos da CAA, aprenderam a elaborar avaliações diferenciadas, utilizaram pictogramas adaptados a cada estudante e compartilharam experiências sobre a produção de pranchas de comunicação. Dinâmicas de grupo reforçaram a importância da prática da CAA nas salas de aula, enquanto grupos regionalizados permitiram a troca de experiências e o fortalecimento da confiança na metodologia.
“Essa formação é um marco para a inclusão, pois insere a Comunicação Alternativa Aumentativa no currículo da Educação Básica. Nossa expectativa é que a partir dessa iniciativa possamos garantir não apenas melhores condições de aprendizagem, mas também mais qualidade de vida para as crianças não falantes”, explica Tatiana Servos, organizadora do evento pela Smed.
Em sintonia com esta proposta inclusiva, a professora Roselene Ferro, que atua na rede há nove anos, ressalta que a capacitação para profissionais da Educação é crucial para que a CAA seja utilizada de forma eficaz. “A parceria com a família é indispensável, já que a comunicação deve ser incentivada e praticada em todos os ambientes da criança”, ressalta.
As apresentações dos professores, com situações de sala e suas respectivas soluções, demonstraram o potencial do programa e os desafios inerentes à sua implementação. Para a Smed, a formação de servidores é um investimento direto na qualidade da Educação, na inclusão efetiva e na promoção da autonomia dos estudantes, consolidando o compromisso da rede municipal com uma educação equitativa.