Pular para o conteúdo principal

2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Socializando Experiências e Conectando Saberes.
Arte: PBH

Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Educação acontece até 6/12

criado em - atualizado em

Com o tema “Desafios da educação no século XXI”, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia, na quarta-feira, dia 4 de dezembro, o 2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação – Socializando Experiências e Conectando Saberes. O evento acontece até a sexta-feira, dia 6, no Ouro Minas Palace Hotel, e tem como objetivo divulgar e compartilhar a execução de experiências pedagógicas exitosas da rede, com o intuito de subsidiar e incentivar novas práticas educativas nas instituições escolares da Prefeitura.


O evento reunirá cerca de 600 profissionais e serão apresentados 256 trabalhos, sendo 86 pôsteres e 170 relatos de experiências dentro das escolas municipais. As propostas serão apresentadas em duplas formadas por professores, ou por um professor e um profissional da educação. Eles também terão acesso a palestras e minicursos, com temáticas pertinentes aos trabalhos pedagógicos atuais.

 

A professora Petrina Avelar, da Escola Municipal Minervina Augusta, participou do Congresso no ano passado e, segundo ela, o evento é importante para a motivação dos profissionais da Rede Municipal de Educação. “É uma forma de valorização do professor e de sua prática, que é apresentada em um evento de grande porte como o Congresso. Além disso, é um momento que serve como estímulo para que o professor continue se aperfeiçoando”, disse.

 

“O Congresso foi pensado com todo o cuidado, em uma perspectiva de formação entre os pares, considerando as práticas pedagógicas exitosas que há na rede e que não ultrapassam os muros da escola”, disse a diretora do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, Adriana Nogueira.

 

Ainda segundo a diretora, é uma grande oportunidade para que os profissionais da educação tenham contato com o universo de práticas, ações e projetos de outros colegas e que assim sintam-se motivados a continuar contribuindo para a qualidade da educação da capital.

 

 

Seleção dos trabalhos

As inscrições para o 2º Congresso de Boas Práticas foram realizadas em novembro, assim como a seleção dos trabalhos que serão apresentados. As Diretorias Regionais de Educação fizeram uma seleção que teve como critérios a análise das possibilidades inovadoras e criativas das práticas e experiências vivenciadas, e a relevância para o avanço na qualidade social da educação. Veja a lista dos selecionados.

        

   

Professores escritores

Com o objetivo de dar visibilidade aos profissionais da rede, durante o Congresso haverá um espaço para os livros escritos, ilustrados, traduzidos ou adaptados por profissionais das escolas municipais de Belo Horizonte. Os professores terão a oportunidade de apresentar suas obras ao público e comercializá-las.

 

 

Programação

 

  • 4 de dezembro

17h - Credenciamento / Café de boas-vindas

 

18h - Apresentação cultural

 

Mesa de abertura

19h30 - Palestra de Abertura “Educar agora: um desafio ético”

Terezinha Rios - Professora

 

  • 5 de dezembro

8h - Café

 

8h30 - Painel de abertura

Desafios da educação no século XXI

Valentin Conde - Professor e pedagogo

Elias Santos - Professor, jornalista e radialista

Lúcia Santos - Gestora escolar

Mediador: Marcílio Lana - Jornalista e professor

 

11h30 - Almoço/exposição de pôsteres

 

13h30 - Apresentação de trabalhos

 

15h30 - Café

 

16h - Minicursos

 

  • 6 de dezembro

8h - Café

 

8h15 – Minicursos

 

10h30 - Apresentação de trabalhos

 

12h30 - Almoço/exposição de pôsteres

 

14h30 - Plenária de encerramento

 

16h - Café

 

16h30 - Palestra de encerramento

Ângela Dalben - Secretaria Municipal de Educação

 

18h - Entrega de certificados