4 December 2019 -
Com o tema “Desafios da educação no século XXI”, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia, na quarta-feira, dia 4 de dezembro, o 2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação – Socializando Experiências e Conectando Saberes. O evento acontece até a sexta-feira, dia 6, no Ouro Minas Palace Hotel, e tem como objetivo divulgar e compartilhar a execução de experiências pedagógicas exitosas da rede, com o intuito de subsidiar e incentivar novas práticas educativas nas instituições escolares da Prefeitura.
O evento reunirá cerca de 600 profissionais e serão apresentados 256 trabalhos, sendo 86 pôsteres e 170 relatos de experiências dentro das escolas municipais. As propostas serão apresentadas em duplas formadas por professores, ou por um professor e um profissional da educação. Eles também terão acesso a palestras e minicursos, com temáticas pertinentes aos trabalhos pedagógicos atuais.
A professora Petrina Avelar, da Escola Municipal Minervina Augusta, participou do Congresso no ano passado e, segundo ela, o evento é importante para a motivação dos profissionais da Rede Municipal de Educação. “É uma forma de valorização do professor e de sua prática, que é apresentada em um evento de grande porte como o Congresso. Além disso, é um momento que serve como estímulo para que o professor continue se aperfeiçoando”, disse.
“O Congresso foi pensado com todo o cuidado, em uma perspectiva de formação entre os pares, considerando as práticas pedagógicas exitosas que há na rede e que não ultrapassam os muros da escola”, disse a diretora do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, Adriana Nogueira.
Ainda segundo a diretora, é uma grande oportunidade para que os profissionais da educação tenham contato com o universo de práticas, ações e projetos de outros colegas e que assim sintam-se motivados a continuar contribuindo para a qualidade da educação da capital.
Seleção dos trabalhos
As inscrições para o 2º Congresso de Boas Práticas foram realizadas em novembro, assim como a seleção dos trabalhos que serão apresentados. As Diretorias Regionais de Educação fizeram uma seleção que teve como critérios a análise das possibilidades inovadoras e criativas das práticas e experiências vivenciadas, e a relevância para o avanço na qualidade social da educação. Veja a lista dos selecionados.
Professores escritores
Com o objetivo de dar visibilidade aos profissionais da rede, durante o Congresso haverá um espaço para os livros escritos, ilustrados, traduzidos ou adaptados por profissionais das escolas municipais de Belo Horizonte. Os professores terão a oportunidade de apresentar suas obras ao público e comercializá-las.
Programação
- 4 de dezembro
17h - Credenciamento / Café de boas-vindas
18h - Apresentação cultural
Mesa de abertura
19h30 - Palestra de Abertura “Educar agora: um desafio ético”
Terezinha Rios - Professora
- 5 de dezembro
8h - Café
8h30 - Painel de abertura
Desafios da educação no século XXI
Valentin Conde - Professor e pedagogo
Elias Santos - Professor, jornalista e radialista
Lúcia Santos - Gestora escolar
Mediador: Marcílio Lana - Jornalista e professor
11h30 - Almoço/exposição de pôsteres
13h30 - Apresentação de trabalhos
15h30 - Café
16h - Minicursos
- 6 de dezembro
8h - Café
8h15 – Minicursos
10h30 - Apresentação de trabalhos
12h30 - Almoço/exposição de pôsteres
14h30 - Plenária de encerramento
16h - Café
16h30 - Palestra de encerramento
Ângela Dalben - Secretaria Municipal de Educação
18h - Entrega de certificados