Pular para o conteúdo principal

2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Socializando Experiências e Conectando Saberes.
Arte: PBH

Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Educação acontece até 6/12

04/12/2019 | 16:04 | atualizado em 04/12/2019 | 17:36

Com o tema “Desafios da educação no século XXI”, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia, na quarta-feira, dia 4 de dezembro, o 2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Educação – Socializando Experiências e Conectando Saberes. O evento acontece até a sexta-feira, dia 6, no Ouro Minas Palace Hotel, e tem como objetivo divulgar e compartilhar a execução de experiências pedagógicas exitosas da rede, com o intuito de subsidiar e incentivar novas práticas educativas nas instituições escolares da Prefeitura.


O evento reunirá cerca de 600 profissionais e serão apresentados 256 trabalhos, sendo 86 pôsteres e 170 relatos de experiências dentro das escolas municipais. As propostas serão apresentadas em duplas formadas por professores, ou por um professor e um profissional da educação. Eles também terão acesso a palestras e minicursos, com temáticas pertinentes aos trabalhos pedagógicos atuais.

 

A professora Petrina Avelar, da Escola Municipal Minervina Augusta, participou do Congresso no ano passado e, segundo ela, o evento é importante para a motivação dos profissionais da Rede Municipal de Educação. “É uma forma de valorização do professor e de sua prática, que é apresentada em um evento de grande porte como o Congresso. Além disso, é um momento que serve como estímulo para que o professor continue se aperfeiçoando”, disse.

 

“O Congresso foi pensado com todo o cuidado, em uma perspectiva de formação entre os pares, considerando as práticas pedagógicas exitosas que há na rede e que não ultrapassam os muros da escola”, disse a diretora do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, Adriana Nogueira.

 

Ainda segundo a diretora, é uma grande oportunidade para que os profissionais da educação tenham contato com o universo de práticas, ações e projetos de outros colegas e que assim sintam-se motivados a continuar contribuindo para a qualidade da educação da capital.

 

 

Seleção dos trabalhos

As inscrições para o 2º Congresso de Boas Práticas foram realizadas em novembro, assim como a seleção dos trabalhos que serão apresentados. As Diretorias Regionais de Educação fizeram uma seleção que teve como critérios a análise das possibilidades inovadoras e criativas das práticas e experiências vivenciadas, e a relevância para o avanço na qualidade social da educação. Veja a lista dos selecionados.

        

   

Professores escritores

Com o objetivo de dar visibilidade aos profissionais da rede, durante o Congresso haverá um espaço para os livros escritos, ilustrados, traduzidos ou adaptados por profissionais das escolas municipais de Belo Horizonte. Os professores terão a oportunidade de apresentar suas obras ao público e comercializá-las.

 

 

Programação

 

  • 4 de dezembro

17h - Credenciamento / Café de boas-vindas

 

18h - Apresentação cultural

 

Mesa de abertura

19h30 - Palestra de Abertura “Educar agora: um desafio ético”

Terezinha Rios - Professora

 

  • 5 de dezembro

8h - Café

 

8h30 - Painel de abertura

Desafios da educação no século XXI

Valentin Conde - Professor e pedagogo

Elias Santos - Professor, jornalista e radialista

Lúcia Santos - Gestora escolar

Mediador: Marcílio Lana - Jornalista e professor

 

11h30 - Almoço/exposição de pôsteres

 

13h30 - Apresentação de trabalhos

 

15h30 - Café

 

16h - Minicursos

 

  • 6 de dezembro

8h - Café

 

8h15 – Minicursos

 

10h30 - Apresentação de trabalhos

 

12h30 - Almoço/exposição de pôsteres

 

14h30 - Plenária de encerramento

 

16h - Café

 

16h30 - Palestra de encerramento

Ângela Dalben - Secretaria Municipal de Educação

 

18h - Entrega de certificados


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23