Pular para o conteúdo principal

Vista panorâmica da região da Izidora

Edital visa à contratação de projetos de infraestrutura e urbanização na Izidora

criado em - atualizado em

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 25, no site da United Nations, o edital para contratação de empresa para a elaboração de projetos de urbanização, infraestrutura, estabilização de encostas, equipamentos públicos e habitações de interesse social para as ocupações Helena Greco, Rosa Leão, Vitória e Esperança, na Região da Izidora. Esta é mais uma etapa importante para captação de recurso para implementar as obras nestes territórios e melhorar a qualidade de vida de cerca de 5 mil famílias de baixa renda.

 

A contratação dos projetos será feita por meio de Termo de Cooperação Técnica assinado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana, com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), a ONU Habitat e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores. “Estamos buscando implantar um modelo de urbanização sustentável que revolucione os padrões atuais e dialogue com as necessidades de preservação, resiliência e qualidade de vida para os moradores", afirma a secretária de Política Urbana, Maria Caldas.

 

A região da Izidora é uma área que possui atributos ambientais de extrema relevância para toda a cidade.  A iniciativa está alinhada com o novo Plano Diretor (Lei 11.181/19), que tem como compromissos a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os projetos  serão desenvolvidos de forma participativa com a comunidade local e devem incorporar em sua concepção alternativas de sustentabilidade ambiental e eficiência energética, com adoção de soluções baseadas na natureza e no potencial ambiental da região.