20 Maio 2024 -
Dando continuidade às celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, o “Projeto Moradores” desembarca neste mês de maio em um dos principais cartões postais da cidade para reverenciar a história de personagens da região. Nos próximos dias 22, 23, 26 e 27, a edição especial “Projeto Moradores - Conjunto Moderno da Pampulha” montará tendas de gravação audiovisual na Casa do Baile e na Praça Dino Barbieri, em frente à Igreja São Francisco de Assis, que funcionarão das 9h às 17h, convidando residentes e frequentadores do entorno para serem fotografados e filmados, contando histórias de vida e as relações com a região. O material coletado vai render uma exposição ao ar livre e um filme documentário.
O Projeto Moradores é idealizado pela produtora NITRO Histórias Visuais, essa edição integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e faz parte das comemorações de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2023 e 2024, data que também marca os sete anos da concessão do título de Patrimônio Mundial da Humanidade ao Conjunto Moderno da Pampulha. As celebrações, iniciadas ainda em 2023, têm reunido uma série de atividades, como apresentações artísticas, exposições, encontros educativos, mostras, lançamentos de livros e mais.
Outras informações estão disponíveis nas redes e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Instituto Odeon, com apoio cultural do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Moradores na Pampulha
A ideia do “Projeto Moradores - Conjunto Moderno da Pampulha” é registrar a história da Pampulha através das memórias da própria população — de forma genuína e espontânea, como os “causos” contados com destreza pelos mineiros. E isso inclui desde moradores conhecidos da região, até cidadãos comuns que guardam narrativas fortes sobre experiências, marcas e afetos criados com a Pampulha. Assim, uma das premissas do projeto, que carrega em sua descrição o subtítulo “A Humanidade do Patrimônio”, é ressaltar a importância de pessoas como patrimônio imaterial de uma cidade ou região.
Desde sua criação, o “Projeto Moradores” já passou por dezenas de cidades, de cinco estados brasileiros, sendo conduzido pelos fotógrafos e diretores de fotografia Marcus Desimoni, Bruno Magalhães e Alexandre Baxter, além do escritor e jornalista Gustavo Nolasco. A proposta é dividida em três etapas. Na primeira, um grupo de moradores, agentes públicos, professores e produtores culturais são convidados para indicar pessoas a serem entrevistadas e fotografadas.
Agora, na parte mais orgânica do projeto, tendas brancas semelhantes a um estúdio fotográfico são instaladas em espaços de grande circulação de pessoas — no caso da Pampulha, a montagem será na Casa do Baile e na Igreja São Francisco de Assis. Lá, câmeras estarão posicionadas para convidar pessoas comuns a narrarem suas histórias de forma única e livre. Posteriormente, após o registro de todos os depoimentos e fotos, a Pampulha vai receber uma exposição multimídia e será lançado e exibido um documentário.
Histórico
Inaugurado em 1943, o Conjunto Moderno da Pampulha concentra criações arquitetônicas, paisagísticas e artísticas de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. As obras desses artistas estão abrigadas no Museu de Arte da Pampulha, na Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, no Iate Tênis Clube, no Museu Casa Kubitschek e no Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, conhecido como Igrejinha da Pampulha. Em 16 de julho de 2016, o Conjunto Moderno da Pampulha foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Serviço | Circuito Municipal de Cultura
Projeto Moradores - Conjunto Moderno da Pampulha
Quando. Sessões de fotos e gravações em vídeo: quarta-feira (22), quinta-feira (23), domingo (26) e segunda-feira (27), das 9h às 17h
Onde. Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha) e Igreja São Francisco de Assis (Av. Otacílio Negrão de Lima, 300 - Pampulha)
Quanto. A participação é gratuita
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook