Pular para o conteúdo principal

 Edição de novembro do Projeto "Formações Na Pampulha" abre inscrição gratuita
Foto: Fred Tonucci

Edição de novembro do Projeto "Formações Na Pampulha" abre inscrição gratuita

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico convidam para o encontro “Formações na Pampulha - Cherô Guiné: Patrimônio Cultural e Territórios”, com o coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da FMC, Álan Pires. A atividade integra a programação do Pampulha Território Museus e visa explorar a relação entre patrimônio cultural, território e direito à cidade. O encontro acontece no dia 23, às 10h, e os interessados devem fazer inscrição pelo site https://cutt.ly/RTpveuC, até o dia do evento. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.  

O encontro terá como ponto de partida o registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural do município, que ocorre na Lagoa da Pampulha desde o final da década de 1950, e abordará outros bens culturais afro-brasileiros em Belo Horizonte que são abarcados pelas ações do órgão municipal de proteção ao Patrimônio Cultural. 

Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais, Álan Pires é o atual Coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Atuou no processo de registro das Festas de Iemanjá e Pretos Velhos como Patrimônios Imateriais da cidade. 

A atividade é gratuita, conta com emissão de certificado e acontecerá respeitando todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte.