Pular para o conteúdo principal

“Ecologia de orquídeas no Quadrilátero Ferrífero” é tema do Ambiente em Foco
Divulgação/PBH

“Ecologia de orquídeas no Quadrilátero Ferrífero” é tema do Ambiente em Foco

criado em - atualizado em

A próxima edição do "Ambiente em Foco Virtual", programada para o próximo dia 28 de março, já está com as inscrições abertas. Com a palestra “Ecologia de orquídeas no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais”, o encontro apresentará o case como mote de ações de preservação e conservação da biodiversidade presente na área. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever on-line.

 

O Quadrilátero Ferrífero é um território pequeno e muito rico em espécies vegetais, muitas delas não encontradas em nenhum outro local do planeta. Dada a crescente urbanização e as consequências da ação humana sobre atividades como mineração, queimadas irregulares e trilhas de moto na região, a atividade servirá para discutir ecologia e a conservação do espaço.

 

A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo, especialista em proteção de plantas, mestre e doutor em solos e nutrição de plantas, Marcus Vinicius Locatelli. Responsável por pesquisas na Antártica e na Amazônia, atuou como consultor em mitigação de impactos ambientais decorrentes da mineração de ferro no Quadrilátero Ferrífero. Na empreitada, descobriu novas espécies de orquídeas e atualmente desenvolve estudos sobre plantas raras, prestando consultorias agrícolas no sul de Minas, São Paulo e Paraná.

 

O “Ambiente em Foco Virtual” é um ciclo de palestras criado em 2020 pela gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Disponível ao público de forma remota, o encontro quinzenal vem se consolidando ao longo dos anos e atraindo público cada vez maior. Somente em 2022, a iniciativa atendeu mais que o dobro do público no ano anterior, com mais de 4 mil inscritos. Em 2021, o número era menos da metade, totalizando 1.857 inscritos. Nas 22 palestras do ano passado, a agenda recebeu profissionais que atuam com questões voltadas à proteção e garantia dos ecossistemas, bem como fomento a práticas cotidianas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos.

 

A confirmação e as orientações para participação, além do acesso à sala virtual, serão enviadas posteriormente por e-mail. Em caso de dúvidas, o inscrito pode fazer contato pelo e-mail: ambienteemfoco@pbh.gov.br.

 

Agenda: Ambiente em Foco Virtual – "Ecologia de orquídeas no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais"

Data: Terça-feira (28)

Horário: Das 14h30 às 16h