Pular para o conteúdo principal

Toten instalado na Praça da Savassi para uso de foliões em caso de emergência
Foto: Adão de Souza

Dois totens terão “botão de pânico” para denúncia de foliões

criado em - atualizado em


Belo Horizonte terá um reforço importante no sistema de videomonitoramento das praças, ruas e avenidas durante o carnaval de 2020. A Prodabel instalou mais câmeras de segurança em pontos movimentados durante os dias de folia. As câmeras foram cedidas por meio de convênio com a empresa chinesa Hikivision.
    
“Nós conseguimos essas câmeras de forma gratuita, a custo zero. Belo Horizonte será um piloto para a utilização destes equipamentos de ponta, que possuem a mais moderna tecnologia em monitoramento”, disse o presidente da Prodabel, Leandro Garcia.
    
Duas dessas câmeras vão ficar no alto de dois totens, onde os foliões vão poder apertar um “botão de pânico” e fazer denúncias, avisar sobre possíveis assaltos, ocorrências e falar sobre outros assuntos ligados à segurança pública. O interlocutor será visto, em tempo real, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP), e terá resposta imediata de um agente.
    
“Essa será uma forma de a população se aproximar ainda mais da Guarda Municipal, já que o equipamento permitirá um diálogo direto entre o cidadão e os agentes. Será um canal importante para que os guardas cumpram de forma mais efetiva o papel de atuar preventivamente na segurança dos cidadãos, na defesa do patrimônio público e no combate à desordem urbana”, afirmou o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino.
    
As câmeras instaladas nos totens já estão sendo testadas e vão ficar em frente à Igreja da Pampulha e na Praça da Savassi, dois locais onde há aglomeração de pessoas durante o Carnaval.
    
Outros dois equipamentos de videomonitoramento, também cedidos pela empresa chinesa, serão instalados na Praça Sete e na Praça da Estação – dois dos pontos mais movimentados nos dias de folia. Eles possuem 9 câmeras de monitoramento cada um, o que permite imagens em 360 graus, possibilitando um acompanhamento completo da movimentação ao redor.
    
“O uso de tecnologia é uma tendência inevitável, dá mais inteligência à segurança, mais efetividade às ações da Prefeitura de Belo Horizonte e aos órgãos envolvidos nos eventos. São equipamentos usados no mundo inteiro em lugares mais complexos e de maior movimento. É um passo muito importante da Prefeitura para garantir a segurança dos cidadãos”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento, Cláudio Beato.